Plantão Policial

Draco deflagra operação que mira mulheres ligadas a facções criminosas no Piauí

Ação cumpre 34 mandados contra 15 mulheres em Teresina, interior do estado e Timon-MA

A Polícia Civil do Piauí deflagrou, na manhã desta quarta-feira (30), a Operação DRACO 210: Faixa Rosa, com o objetivo de cumprir 34 mandados judiciais, sendo 15 de prisão temporária e 19 de busca e apreensão. A ofensiva teve como alvo 15 mulheres apontadas como integrantes de uma facção criminosa com atuação em diversos bairros de Teresina, além das cidades de Timon (MA), Demerval Lobão e Nazária.


As investigações são desdobramentos da Operação DRACO 198 , realizada em março deste ano, quando foi apreendido um celular pertencente a A. da S. M., tia de um dos líderes da facção. A análise do conteúdo revelou uma complexa estrutura hierárquica, com organização interna formalizada por meio de estatutos, mensagens codificadas e ordens repassadas por um grupo de WhatsApp chamado “A LUTA NÃO PARA”.

Segundo o DRACO, as mulheres envolvidas tinham funções estratégicas dentro da organização, incluindo o repasse de ordens, recrutamento, controle disciplinar, arrecadação de recursos ilícitos e logística de ações criminosas, especialmente no tráfico de drogas. A operação foi coordenada pela Polícia Civil em conjunto com a FEISP, Polícia Militar, Guarda Civil Municipal e outras unidades de inteligência e segurança.


A atuação central de mulheres no crime organizado tem chamado atenção das autoridades e, segundo a polícia, exige ações específicas e coordenadas. A Operação Faixa Rosa marca uma resposta direta a essa nova dinâmica, demonstrando a capacidade de articulação das forças de segurança para enfrentar estruturas criminosas organizadas.

Leia também