Plantão Policial

PF e CGU deflagram operação contra fraudes em aposentadorias no Piauí

A ação envolve 63 mandados de busca e apreensão e 10 mandados de prisão preventiva

A Polícia Federal, em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU), deflagrou nesta quinta-feira (13/11) uma nova fase da Operação Sem Desconto, que apura um esquema nacional de descontos associativos irregulares em aposentadorias e pensões. Mandados estão sendo cumpridos em vários estados, incluindo o Piauí.

A ação envolve 63 mandados de busca e apreensão e 10 mandados de prisão preventiva, além de outras medidas cautelares, em 15 estados e no Distrito Federal. As diligências ocorrem nos estados do Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, Tocantins e no DF.

Segundo as investigações, o grupo suspeito inseria dados falsos em sistemas oficiais para realizar descontos indevidos nos benefícios previdenciários de aposentados e pensionistas. O esquema contava com intermediação de servidores públicos e representantes de entidades associativas, que recebiam vantagens para permitir a inclusão dos descontos sem autorização das vítimas.

Os investigados poderão responder pelos crimes de inserção de dados falsos em sistemas públicos, estelionato previdenciário, corrupção ativa e passiva, organização criminosa e lavagem de dinheiro, entre outros.

De acordo com a Polícia Federal, a operação busca identificar o fluxo financeiro dos valores desviados e responsabilizar os envolvidos, além de impedir a continuidade das fraudes.

Leia também