Plantão Policial

Polícia Civil cumpre cinco mandados em investigação de dois homicídios em Teresina

Um dos mandados cumpridos durante as ações foi contra um homem já detido na penitenciária

A Polícia Civil do Piauí, por meio da 1ª Delegacia de Homicídios de Teresina vinculada ao Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), informa os resultados da operação deflagrada na data desta sexta-feira (16/01), no âmbito de investigações que apuram dois crimes de homicídio ocorridos na capital. Ao todo, foram cumpridos cinco mandados de prisão hoje, sendo quatro de homens presos na região do bairro Santa Maria da Codipi, na zona norte de Teresina, e um mandado de um homem que já estava no sistema penitenciário.

Homicídio de Francisco Junior de Sousa

Com relação ao homicídio de Francisco Junior de Sousa, ocorrido no dia 16 de julho de 2023, nas proximidades do estabelecimento conhecido como Embalos Show, no bairro Cidade Jardim, na zona leste de Teresina, foi preso o investigado M. V. da C. As investigações conduzidas pelo DHPP revelaram que a vítima foi atingida por disparo de arma de fogo efetuado a partir de um veículo em movimento. Francisco Junior chegou a ser socorrido e permaneceu hospitalizado, vindo a óbito em 03 de agosto de 2023. No mesmo contexto fático, restaram configuradas tentativas de homicídio contra outras duas vítimas, igualmente atingidas durante a ação criminosa.

“No decorrer do procedimento investigatório, foram colhidos robustos elementos probatórios, incluindo oitivas das vítimas sobreviventes e de testemunhas, laudos periciais e diligências de campo, que permitiram a identificação do autor, bem como a elucidação da dinâmica e da motivação do crime. Apurou-se que o fato está relacionado a disputa entre facções criminosas atuantes na capital. Constatou-se, ainda, que a vítima fatal não possuía envolvimento com atividades criminosas, tratando-se de típico caso de erro na execução”, informou o delegado Natan Cardoso.

Homicídio de Antônio José de Almeida (“Surubim”)

No que se refere ao homicídio de Antônio José de Almeida, conhecido como “Surubim” , ocorrido no dia 17 de dezembro de 2025, por volta das 17h20, na Rua João José de Oliveira, na Invasão da Vila Boa Esperança, região do bairro Santa Maria, zona norte de Teresina, as investigações apontam que a vítima foi executada com múltiplos disparos de arma de fogo, em frente à própria residência.

O crime foi praticado por um grupo de aproximadamente cinco indivíduos, que se deslocaram até o local utilizando motocicletas, empreendendo fuga logo após a execução. Os exames periciais realizados no local e no corpo da vítima confirmaram diversas perfurações por projéteis de arma de fogo, atingindo regiões vitais, evidenciando ação premeditada e de extrema violência.

“No curso da investigação, a Polícia Civil reuniu robustos elementos de informação que resultou no cumprimento dos mandados de prisão de quatro investigados, sendo eles: M. R. R. F., L. F. C. da S, V. K. P. da S. e F. K. M. da C. Apurou-se, ainda, que o homicídio está relacionado a conflitos entre organizações criminosas, no contexto de disputa territorial e disciplina interna de facção, circunstância que reforça a gravidade concreta do delito”, disse o delegado Natan Cardoso.

Na ação desta sexta-feira, houve também cumprimento de mandados de busca e apreensão nos endereços dos investigados dos dois crimes. Durante esse cumprimento, foram encontradas drogas em dois imóveis, sendo lavrados dois Autos de Prisão em Flagrante – APFs de tráfico de drogas em desfavor de dois suspeitos na operação de hoje.

A Polícia Militar do Piauí, por meio do RONE, e a Força Estadual Integrada de Segurança Pública – FEISP, por intermédio de suas equipes e do seu Canil, deram apoio à operação.

A Polícia Civil do Piauí reafirma o seu compromisso com o enfrentamento qualificado aos crimes contra a vida e informa que as investigações prosseguem com o objetivo de identificar todos os envolvidos e assegurar a completa elucidação dos fatos. A instituição permanece à disposição da sociedade para o recebimento de informações que possam contribuir com o trabalho policial.

Leia também