Polícia Federal inaugura unidades estratégicas de combate ao crime em Teresina
Evento marca reforço na segurança pública com a instalação do GPAER e da FICCO no Piauí
Na manhã desta sexta-feira (11), a Polícia Federal realizou a solenidade de inauguração do Grupo de Polícia Aeroportuária (GPAER) e das novas instalações da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) em Teresina. A cerimônia aconteceu no Aeroporto Senador Petrônio Portela e reuniu autoridades públicas, representantes de órgãos de segurança e parlamentares.
A criação do GPAER no estado tem como objetivo ampliar a atuação da Polícia Federal em áreas aeroportuárias, com foco na repressão ao tráfico de drogas, contrabando e outros crimes interestaduais e transnacionais que utilizam os aeroportos como rota. A unidade especializada passa a funcionar de forma permanente no terminal da capital piauiense, fortalecendo as ações preventivas e investigativas da PF no local.
"Com a reforma do aeroporto e maiores voos, foi salutar a presença da Polícia Federal 24 horas neste aeroporto. Constituímos também, baseado no modelo que foi instalado na Paraíba em 2022, o grupo de segurança aeroportuário, é um grupo especializado em abordagens, buscando verificar vulnerabilidades, a questão também de segurança orgânica dentro do aeroporto e cometimentos de crimes dentro do centro.", destacou Melissa Maximino,Superintendente Regional da Polícia Federal.
A nova sede da FICCO em Teresina representa um passo importante na integração entre as forças de segurança pública no enfrentamento ao crime organizado. A força-tarefa reúne, além da Polícia Federal, instituições como as polícias Civil, Militar, Rodoviária Federal, além do Ministério Público e outros órgãos, atuando de forma conjunta na repressão a organizações criminosas com atuação no estado e em outras regiões do país.
"Quando você une todos os assuntos no mesmo espaço, cada um contribuindo com suas informações e na área de sua competência, flui muito mais rápido a identificação de grupos criminosos e a prisão desses grupos. Então, Teresina vai ganhar muito com essa base aqui no aeroporto.", ressaltou o Delegado Geral da Polícia Civil do Piauí, Luccy Keiko.
Durante a solenidade, autoridades destacaram o papel estratégico das duas unidades para o fortalecimento da segurança pública no Piauí. Segundo a Polícia Federal, a iniciativa reforça o compromisso com a proteção da sociedade e a garantia da ordem pública por meio da cooperação entre diferentes esferas de poder e forças policiais.
"No passado nós tivemos um resultado muito bom nos sequestros de móveis, na apreensão de veículos, e isso termina por desmontar, por desestruturar as organizações criminosas, e o resultado dessa prática é que a gente teve uma revolução sustencial nos homicídios de Parnaíba de 2021.", relembrou o delegado Albert Moura, responsável pela FICCO de Parnaíba.
O Secretário de Segurança Pública, Chico Lucas, explicou que a FICCO vai ter atuação em todo o estado do Piauí, consumindo dados e informações das operações estaduais, levando a integração com outras polícias federais, e até internacionalmente.
A cerimônia contou com a presença de representantes da bancada federal, membros do governo estadual e dirigentes de órgãos de segurança. Ao final, a Polícia Federal reforçou o convite para que a sociedade acompanhe e valorize as ações que visam promover justiça e paz em todo o estado.