Polícia Rodoviária Federal apreende carga ilegal de madeira em Piripiri
Foram constatadas inconsistências na Documentação de Origem Florestal (DOF) da carga
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou a apreensão de uma carga ilegal de madeira do tipo estacas de sabiá, geralmente utilizadas para construir cercas, em Piripiri (PI), no km 183 da BR-343, na noite dessa quarta-feira (13/09). A quantidade de madeira que estava sendo transportada divergia da quantidade declarada na documentação.
Foram constatadas inconsistências na Documentação de Origem Florestal (DOF) da carga. A origem da carga era Caraúbas do Piauí (PI), o que indicaria que, àquela altura, o motorista deveria estar na cidade de Piracuruca (PI), em uma rota totalmente diversa ao que estava descrito na DOF.
O motorista do caminhão que transportava a carga não soube responder à polícia o porquê de estar fora da rota descrita na documentação. Ele alegou ser apenas o motorista e que não possuía qualquer relação com a carga transportada.
Além disso, constatou-se que a quantidade carregada pelo caminhão era maior que a declarada na documentação fiscal e na DOF. A carga transportada, de acordo com medição realizada pela PRF, media 21,76 m³, enquanto a documentação autorizava o transporte somente de 18 m³.
O motorista responderá pelo crime ambiental e um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) foi lavrado. O motorista deverá comparecer a uma audiência judicial quando for convocado.