Teresina registra, em novembro de 2025, menor número de homicídios em 20 anos
Em 2025, a taxa de homicídios atingiu 22,41 por 100 mil habitantes, o menor patamar em 16 anos
A capital piauiense registrou, em novembro deste ano, o menor número de homicídios para um único mês em duas décadas . Apenas oito assassinatos foram contabilizados em Teresina, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (01/12) pela Secretaria da Segurança Pública do Piauí, com base no monitoramento da Gerência de Análise Criminal e Estatística. O resultado não era observado desde junho de 2005.
O levantamento também revela que a queda na violência letal não é pontual. Em 2025, a taxa consolidada de homicídios atingiu 22,41 por 100 mil habitantes, o menor patamar em 16 anos. Quando comparado a 2022, período em que o índice alcançou 41,32, a redução ultrapassa 45%, indicando um recuo consistente dos crimes contra a vida na capital.
Para o secretário da Segurança Pública, Chico Lucas, o cenário é reflexo direto da união das forças policiais e de medidas implementadas ao longo dos últimos meses.
“Este resultado é fruto de planejamento, integração e do trabalho diário das forças de segurança. Um marco que simboliza não apenas vidas preservadas, mas também o avanço consistente das políticas públicas na proteção da população”, destacou.