Stefanny Sales

Confira os 10 melhores filmes da Netflix de todos os tempos, segundo o IMDb

O Conecta Piauí preparou uma lista com dez filmes originais da Netflix melhor avaliados pelo público

Em 2023 a Netflix deixou o seu público bastante chateado com algumas mudanças na plataforma, desde o cancelamento de algumas produções quanto a alterações nas assinaturas. Segundo uma pesquisa da Sensor Tower com a Mobile Time, em maio a plataforma de streaming chegou a perder 3% dos usuários ativos mensais no Brasil, em comparação com 2022. Por outro lado, a Netflix também segue produzindo filmes e séries que fazem bastante sucesso entre o público.

Pensando nisso, a coluna Stefanny Sales no Conecta Piauí preparou uma lista com dez dos melhores filmes originais da Netflix de acordo com o IMDb (site reconhecido como o maior banco de dados de produções cinematográficas do mundo) para quem busca opções para assitir durante os finais de semana.

1. Klaus (2019)

Foto: Netflix / Divulgação
Klaus (2019)

Classificação IMDb: 8,2/10

Produzido em 2019, o filme reconta a história de origem do Papai Noel em Smeerensburg, uma ilha remota localizada acima do Círculo Ártico onde Jesper (Jason Schwartzman) é um aprendiz de carteiro que estuda da Academia Postal e enfrenta um sério problema: os habitantes da cidade brigam o tempo todo, sem demonstrar o menor interesse por cartas. Prestes a desistir da profissão, ele encontra apoio na professora Alva (Rashida Jones) e no misterioso carpinteiro Klaus (J.K. Simmons), que vive sozinho em sua casa repleta de brinquedos feitos a mão.

Em 2020, o filme foi indicado ao Oscar na categoria Melhor Filme de Animação e venceu o prêmio BAFTA de Cinema como Melhor Animação.

2. História de um casamento (2019)

Foto: Netflix / Divulgação
História de um casamento (2019)

Classificação IMDb: 7,9/10

No filme, Nicole (Scarlett Johansson) é uma atriz promissora que deixou sua carreira em segundo plano para cuidar do marido e do seu filho. O marido de Nicole, Charlie (Adam Driver), é diretor de teatro em ascensão. O casal está passando por muitos problemas e decidem se divorciar. Os dois concordam em não contratar advogados para tratar do divórcio, mas Nicole muda de ideia após receber a indicação de Nora Fanshaw (Laura Dern). Surpreso com a decisão da agora ex-esposa, Charlie precisa encontrar um advogado para tratar da custódia do filho deles, o pequeno Henry (Azhy Robertson), enquanto precisam sobreviver ao exaustativo processo.

O drama ganhou seis indicações ao Oscar em 2020, vencendo na categoria Melhor Atriz Coadjuvante (Laura Dern).

3. Nada de novo no Front (2022)

Foto: Netflix / Divulgação
Nada de novo no Front (2022)

Classificação IMDb: 7,8/10

Nada de Novo no Front é uma adaptação do romance homônimo de Erich Maria Remarque, uma história que segue o adolescente Paul Baumer (Felix Kammerer) e seus amigos Albert (Aaron Hilmer) e Muller (Moritz Klaus), que se alistam voluntariamente no exército alemão com o sonho de servir seu país. O sonho é rapidamente dissipado quando enfrentam a realidade brutal da vida no front de guerra, com os preconceitos de Paul sobre o inimigo, os acertos e erros ao longo do conflito e o único objetivo de satisfazer o desejo do alto escalão de acabar com a guerra com uma ofensiva alemã.

O filme ganhou três indicações ao Oscar em 2023 nas categorias de Melhor Fotografia, Melhor Direção de Arte, Melhor Trilha Sonora Original e Melhor Filme Internacional.

4. O Irlandês (2019)

Foto: Netflix / Divulgação
O Irlandês (2019)

Classificação IMDb: 7,8/10

Estrelado por Robert De Niro, Al Pacino e Joe Pesci, o Irlandês é baseado no livro I Heard You Paint Houses escrito por Charles Brandt. Na ação, Frank Sheeran (Robert De Niro) é um veterano de guerra cheio de condecorações e braço direito da família Bufalino, conciliando a vida de caminhoneiro com a de assassino de aluguel número um da máfia. Quando o personagem é promovido a líder sindical, ele se torna o principal suspeito no desaparecimento do famoso ex-presidente da associação.

Indicado a dez Oscars, incluindo Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Ator Coadjuvante (Al Pacino e Joe Pesci), o filme é dirigido por Martin Scorsese, com roteiro de Steven Zaillian.

5. Os 7 de Chicago (2020)

Foto: Netflix / Divulgação
Os 7 de Chicago (2020)

Classificação IMDb: 7,7/10

O filme que ganhou o Globo de Ouro de Melhor Roteiro em 2021 é baseado em uma história real que acompanha a manifestação contra a guerra do Vietnã que interrompeu o congresso do partido Democrata em 1968. A trama mostra diversos confrontos entre a polícia e os participantes, na qual a decisão do governo foi acusar um seleto grupo de pessoas de conspiração em um julgamento que entrou para a história do país.

6. Roma (2018)

Foto: Netflix / Divulgação
Roma (2018)

Classificação IMDb: 7,7/10

Vencedor de três Oscars, o filme dirigido por Alfonso Cuarón faz um retrato comovente da vida familiar no México durante os turbulentos anos 70. O drama retrata a rotina de uma mulher (Yalitza Aparicio) que trabalha como babá e empregada doméstica para uma família de classe média. No filme, acontecimentos inesperados começam a afetar a vida de todos os moradores da casa, dando origem a uma série de eventos que promovem o desenrolar da história.

7. Beasts of No nation (2015)

Foto: Netflix / Divulgação
Beasts of No nation (2015)

Classificação IMDb: 7,7/10

Adaptação do livro homônimo escrito por Uzodinma Iweala, o filme conta a história do menino Agu (Abraham Attah) que teve sua vida atingida pela guerra e se tornou soldado. Após a morte de seu pai, ele é obrigado a abandonar sua família para lutar na guerra civil da África do Sul, instruído por um grande comandante (Idris Elba) que o ensinará os caminhos de um conflito.

O filme também atingiu pontuação de 91% no Rotten Tomatoes .

8. Pinóquio de Guillermo del Toro (2022)

Foto: Netflix / Divulgação
Pinóquio de Guillermo del Toro (2022)

Classificação IMDb: 7,6/10

No filme, o cineasta vencedor do Oscar, Guillermo del Toro, faz uma releitura sombria do clássico conto de Carlo Collodi na forma de uma animação musical em stop-motion. Situado em 1950, na Itália da Segunda Guerra Mundial, Pinóquio ganha a vida quando Geppetto, seu criador, talha a forma de um menino em madeira. No reconto, Pinóquio encontra muitas criaturas e personagens em suas aventuras, como o trapaceiro Conde Volpe, um sprite de madeira mágica e até a própria Morte.

9. A família Mitchell e a revolta das máquinas (2021)

Foto: Netflix / Divulgação
A família Mitchell e a revolta das máquinas (2021)

Classificação IMDb: 7,6/10

A comédia de animação dos mesmos criadores de "Homem-Aranha no Aranhaverso" e "Uma Aventura Lego" acompanha os Mitchells, uma família que decide fazer uma última viagem em grupo para levar Kate, a filha mais velha, para a faculdade de cinema.

No filme, a jovem Katie Mitchell é aceita na faculdade de cinema dos seus sonhos e seu pai, orgulhoso, decide aproveitar essa conquista para realizar uma viagem em família, levando-a até à universidade e curtindo os momentos juntos em comemoração, antes da jovem sair de casa. Durante o trajeto, uma revolta de dispositivos eletrônicos coloca a responsabilidade de salvar o mundo e evitar um apocalipse robô nas mãos da disfuncional família Mitchell, que lida com seus próprios conflitos familiares.

O filme é dirigido por Michael Rianda e Jeff Rowe com as vozes de Abbi Jacobson, Danny McBride.

10. Dois papas (2019)

Foto: Netflix / Divulgação
Dois papas (2019)

Classificação IMDb: 7,6/10

O filme é retratado em Buenos Aires no ano de 2012, quando o cardeal argentino Jorge Bergoglio (Jonathan Pryce) está decidido a pedir sua aposentadoria por não concordar com a forma de gestão do papa Bento XVI (Anthony Hopkins). Com a passagem já comprada para Roma, o cardeal Jorge recebe o convite do próprio papa para visitá-lo. No encontro, eles entram em uma longa conversa onde debatem não só os rumos do catolicismo, mas também afeições e peculiaridades da personalidade de cada um.

O filme dirigido por Fernando Meirelles ganhou três indicações ao Oscar em 2020 nas categorias de Melhor Ator (Jonathan Pryce), Melhor Ator Coadjuvante (Anthony Hopkins) e Melhor Roteiro Adaptado.

Leia também