Conselho Estadual de Cultura faz 60 anos e é homenageado em sessão na Alepi
Grupo Bumba Meu Boi Mimo de Santa Cruz animou a sessão com apresentação
Com apresentações culturais, a Assembleia Legislativa do Estado do Piauí (Alepi) sediou nesta quarta-feira (08) uma sessão solene em homenagem aos 60 anos do Conselho Estadual de Cultura do Piauí. Em conversa com o Conecta Piauí , o deputado estadual Fábio Novo (PT), e propositor da sessão, destacou o trabalho realizado pelo Conselho ao longo das seis décadas.
"A instituição que tem 60 anos é responsável hoje pelo tombamento de todas as obras materiais e imateriais do Estado, hoje é responsável por dar o norte sobre a política do patrimônio vivo que reconhece artistas e também associações para um auxílio mensal", destacou o deputado.
Há 25 anos celebrando o folclore nordestino, o grupo Bumba Meu Boi Mimo de Santa Cruz animou a sessão com uma apresentação que uniu música, dança e cultura. Com ações voltadas para todo o público, o grupo atua na Vila Jerusalém, zona Sul de Teresina. O presidente do grupo, Juvenal Dias, explicou a importância de fortalecer a cultura no Piauí através do reconhecimento das instituições e autoridades.
"Cada vez o Estado está reconhecendo a valorização do grupo Bumba Meu Boi, como também outros grupos culturais. É um prazer a gente estar aqui comemorando junto, com o Conselho Estadual de Cultura", disse Juvenal.
Também esteve presente na sessão solene, o secretário Estadual de Cultura, Rodrigo Amorim, que falou do trabalho realizado no Piauí em conjunto com o Conselho Estadual de Cultura. O Retorno do Boca da Noite, no Espaço Osório Júnior, no Theatro 4 de Setembro, e a realização da Feira na Praça, que ocorre aos domingos na Praça Pedro II, são exemplos dessas ações.
"Em Gilbués, onde a gente vai entregar uma Casa de Cultura, em Paulistana já começamos também as tratativas para que naquela região a gente também tenha uma Casa de Cultura", informou o secretário.