Bilionário Elon Musk está de olho no níquel do Piauí; tonelada custa US$ 100 mil
Para uma bateria média de carro elétrico é necessário cerca de 36 quilos de níquel
Elon Musk e outros potenciais investidores globais estão interessados no níquel piauiense, usado em baterias de veículos elétricos que devem contribuir com as metas de descarbonização estabelecidas pelos países mais desenvolvidos. O que levou os fabricantes a buscarem novos fornecedores foi o preço do produto, que sofreu uma alta devido o conflito entre a Rússia e Ucrânia. A tonelada de níquel já chega a custar US$ 100 mil.
Existe uma reserva no estado do Piauí que foi encontrada em meados dos anos 70 no município de Capitão Gervásio Oliveira. A cidade onde habitam cerca de 4 mil pessoas obtém a capacidade de produzir mil toneladas de níquel por ano, porém, o objetivo é arrecadar investimentos para produzir até 25 mil toneladas. A empresa responsável é a Piauí Níquel, que corresponde á empresa britânica Brasília Níquel.
Para uma bateria média de carro elétrico é necessário cerca de 36 quilos de níquel. O mercado de carros elétricos tem crescido e levado à valorização dos produtos sólidos e concentrados.