EUA retiram tarifa de 40% sobre café, carnes e outros produtos brasileiros

Entre os motivos, Trump cita uma conversa realizada em outubro com presidente Lula
Redação

Os Estados Unidos anunciaram nesta quinta-feira (20) a retirada da tarifa de 40% aplicada a diversos produtos brasileiros, incluindo carne bovina, café, açaí e cacau . A medida, publicada pela Casa Branca, reverte parte do aumento tarifário implementado durante o governo Donald Trump .

A decisão sucede uma redução ocorrida na semana passada, quando os EUA diminuíram de 50% para 40% as tarifas de importação de cerca de 200 produtos alimentícios, entre eles café, carne, açaí e manga . Agora, os itens brasileiros contemplados nas duas decisões retornam aos patamares anteriores ao chamado “tarifaço”.

Diferentemente da ordem executiva anterior, que tinha alcance global, a nova determinação se aplica exclusivamente ao Brasil . No documento, Trump cita uma conversa realizada em outubro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e afirma que a retirada das tarifas é resultado direto das negociações entre os dois governos.

A medida é vista como um gesto de distensão comercial e pode favorecer setores exportadores brasileiros, especialmente os de proteínas e commodities agrícolas, que vinham sendo afetados pela elevação de custos desde o aumento tarifário imposto pela administração norte-americana anterior.

Leia também