Pacto pelas Crianças completa dois anos com avanços em todo o estado do Piauí
Programa estadual celebra conquistas da primeira infância durante evento do Prêmio Alfa-10
O Governo do Estado do Piauí celebra, nesta quarta-feira (23), os dois anos de criação do Pacto pelas Crianças, programa intersetorial voltado à garantia dos direitos da primeira infância. A comemoração acontece dentro da programação do Prêmio Alfa-10, no Centro de Convenções de Teresina, reunindo cerca de 1.500 convidados, entre prefeitos, gestores públicos, professores e representantes de instituições parceiras.
O Governador Rafael Fonteles enfatiza a prioridade da alfabetização na idade certa como base para o desenvolvimento educacional no Piauí.
"Dentre todas as políticas públicas, talvez a mais importante é a política de alfabetização na idade certa. Nós temos o Pacto pelas Crianças do Piauí, que é coordenado pela Isabel, minha esposa, e dentre várias ações que tem o Pacto, que cuida exatamente dessa formação, desenvolvimento integral das crianças, desde o ventre da mãe até os seis anos de idade, a alfabetização. Então, até o segundo ano do Fundamental, até os sete anos de idade, é uma meta que nós todos, gestoras e gestores, secretários municipais, secretários estaduais, prefeitos, prefeitas, temos que nos dedicar bastante, porque assim garantimos que as crianças irão aproveitar de fato o ensino fundamental, o ensino médio, ter uma formação muito melhor, portanto que seus pais, seus avós, e ter, portanto, muito mais oportunidades de prosperar na vida, na sua comunidade.", diz o governador.
Criado em 2023, o Pacto vem promovendo ações articuladas nas áreas de educação, saúde e assistência social, com foco nas crianças de 0 a 6 anos. O evento desta quarta marca uma nova fase do programa, que, ao completar dois anos, consolida-se como uma política pública robusta, com resultados concretos e impacto direto na vida de milhares de famílias piauienses.
O deputado estadual Francisco Limma elogia iniciativa do governo e destaca a educação como alicerce do desenvolvimento.
"É uma medida muito importante tomada pelo governo do estado, de estabelecer uma parceria com os municípios para poder melhorar cada vez mais o desempenho e, consequentemente, o resultado dos indicadores da educação. Então acho que é uma medida bastante proveitosa e bastante positiva, porque sem educação não há desenvolvimento. Eu costumo dizer que investir na educação, investir no empreendedorismo, combinado com infraestrutura e com uma política de inclusão social, é a receita para trabalhar o desenvolvimento com inclusão e com sustentabilidade", afirma o deputado.
Já o prefeito Agamenon Franco destacou a importância da parceria com o governo do estado e reforça o compromisso com a educação em Ribeiro Gonçalves.
"A gente está aqui hoje, inclusive, para receber um prêmio. É uma forma de incentivar o município a cuidar cada vez mais da educação, incluindo da primeira infância, que é importante. Então a gente fica muito feliz de estar aqui, recebendo esse prêmio hoje, nessa parceria com o governo do estado, e a tendência é a gente continuar avançando ainda mais na educação", comenta.
O prefeito Abdoral Melo, da cidade de São João do Arraial, destacou a importância da iniciativa educacional.
"Primeiro agradecer aqui a iniciativa do nosso governador, a primeira-dama do estado, dizer que pra gente é uma grande honra estar aqui nesse evento, aqui no Centro de São João, recebendo esse prêmio aqui lá do nosso município de São João do Arraial, aqui pela educação das crianças na medida certa, então a gente fica muito grato e aqui agradecer toda minha equipe, todos os participantes. Pra gente é uma grande honra", diz.
O evento também celebra os resultados do programa de alfabetização: atualmente, 58% das crianças piauienses estão alfabetizadas até os 7 anos de idade, índice que reflete o fortalecimento do regime de colaboração entre estado e municípios. Neste contexto, 104 escolas foram premiadas com o Prêmio Alfa-10, reconhecendo boas práticas e desempenho no processo de alfabetização.