Piauienses com nota máxima no Enem revelam segredos para o sucesso na prova
A jovem Milenna Martins Bacelar, de 19 anos, percorria mais de 23 km para chegar até Teresina
O Piauí ocupa o segundo melhor resultado no ranking nacional com nota 1.000 na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. Na manhã desta terça-feira (16/01), foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o balanço oficial das provas. O Piauí, na parte de redação, ficou atrás apenas do Rio de Janeiro e São Paulo, com sete notas máximas.
A jovem Millena Martins Bacelar, de 19 anos, percorria mais de 23 km na zona rural de Teresina, até a zona Leste, com a finalidade de estudar. Ela acordava às 5h, saía do povoado São Vicente e chegava com muita empolgação para estudar.
Millena disse, ao Conecta Piauí , que desde pequena teve interesse por redação e que um de seus maiores objetivos sempre foi tirar uma nota alta no Enem.
Ela garantiu que o esforço não se resumia apenas no curso preparatório, mas também em casa, ou onde ela estivesse. Ex-aluna da Escola Santo Afonso, estava neste preparatório há dois anos. "Foi um caminho muito difícil, muito árduo, mas agora estou colhendo os frutos. Eu trabalhava muito em cima dos erros nas minhas produções, tive muita disciplina", disse.
Sobre o tema, ela disse ter ficado surpresa. "Eu sempre fazia várias redações, com vários temas, nunca passou pela minha cabeça que o tema seria este, o texto da redação era bem extenso, mas um tema bastante necessário. A mulher hoje é mal remunerada", disse a estudante.
Millena contou ainda que fez a redação em em 1h15. "Olha, foi muito rápido, até hoje não acredito que eu fiz tanto ponto".
Já José Victor, que tirou nota máxima em matemática, disse que o amor por matemática veio desde quando nasceu, já que a sua mãe é professora da disciplina. "Eu sempre gostei de matemática, a minha mãe sempre me ensinou e eu amava", disse.
Sobre a receita do sucesso, José apenas disse: "O segredo está na dedicação e disciplina".
Para Fernando Gomes, diretor pedagógico da escola em que ambos estudam, a metodologia de ensino influencia muito e os resultados estão aí.
"A gente começou como um curso de matemática, eu e o professor Chaguinha. A gente adotou uma metodoliga diferente, tanto que o nome daqui é Equação Certa! Aqui o aluno durante a aula, o professor explica o conteúdo , resolve questões e na sequência o aluno tem a oportunidade de resolver questões semelhantes. Quando você tem a teoria em si, e você pratica muito tempo depois, você perde parte deste conhecimento. Quando a prática é imediata, você potencializa muito mais", disse.