Governador lança plataforma e edital para incluir jovens no mercado de trabalho

A ideia é oportunizar emprego e renda para jovens em situação de vulnerabilidade social e econômica

O Governo do Estado do Piauí lançou, nesta quarta-feira (18/12), no Palácio de Karnak, a plataforma digital Piauí Oportunidades e o edital Eixo Primeira Oportunidade. As ações têm como objetivo fomentar a inclusão de jovens e adolescentes no mercado de trabalho, contribuindo para o fortalecimento da geração de emprego e renda no estado.

Foto: Gabriel Prado/Conecta Piauí
Governador lança plataforma e edital para incluir jovens no mercado de trabalho

Idealizada pela Investe Piauí e realizada pelo Piauí Instituto de Tecnologia (PIT), a plataforma Piauí Oportunidades busca promover a inclusão de jovens em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa oferece capacitações, estágios, oportunidades de primeiro emprego e vagas para jovens aprendizes. Além disso, centraliza a divulgação de editais do Governo do Estado, se tornando um canal único para iniciativas que apoiam a empregabilidade.

Foto: Gabriel Prado/Conecta Piauí
Governador lança plataforma e edital para incluir jovens no mercado de trabalho

“É um evento muito importante para o Estado, para os alunos, para as escolas. Eu passei 35 anos sem estudar e me deram a ideia de voltar a estudar. Então, eu escolhi ir para o Fontes Ibiapina, fazer o curso técnico de enfermagem, porque eu me formei como melhor aluna e com melhores notas. E foi uma honra para mim, agora estou estagiando, é um estágio pago pelo Estado, muito bom”, comemorou a estudante Mariléia Silva.

Foto: Gabriel Prado/Conecta Piauí
Estudante Mariléia Silva

“Super importante o evento, primeiro porque eleva um quantitativo de alunos que, outrora, não conseguiram estudar, e agora eles têm a oportunidade. Então você oportuniza alguém que há tempo atrás não conseguiu estudar, e isso é um reparo histórico, eu acho que isso é super importante para nossa comunidade, até porque você pegar alguém que não teve a oportunidade de você oportunizar hoje, e dando emprego, porque o trabalho faz parte da nossa vida, é de um valor inestimável”, pontuou o professor Leonardo Lustosa.

Foto: Gabriel Prado/Conecta Piauí
Professor Leonardo Lustosa

A plataforma, disponível no site piauioportunidades.pi.gov.b r, também permite que empresas, profissionais liberais e autônomos cadastrem seus serviços e produtos, atendendo a diferentes perfis e facilitando a busca por recolocação no mercado de trabalho. Outro destaque é o uso de Inteligência Artificial, que otimiza a conexão entre candidatos e oportunidades, criando uma trilha de conhecimento personalizada para cada jovem, e sugerindo candidatos compatíveis para as vagas disponíveis.

“As empresas geralmente exigem experiência, e como você vai ter experiência se você não ter a primeira oportunidade? Então aqui, o governo do Estado do Piauí, com Secretaria de Educação, várias outras secretarias unidas, para qualificar, para mostrar, para dar oportunidade para os nossos adolescentes, para os nossos jovens, para que eles possam ser inseridos no mercado de trabalho. Isso é uma determinação aqui do nosso governador, do Estado”, destacou o deputado estadual Severo Eulálio.

Foto: Gabriel Prado/Conecta Piauí
Deputado estadual Severo Eulálio

Mais de 100 cursos gratuitos estão disponíveis na plataforma, que já conta com a parceria de mais de 20 instituições. A iniciativa busca atender jovens inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) ou no programa ID Jovem, além de estudantes matriculados na rede pública estadual de ensino.

“Um lançamento muito importante para a juventude piauiense, tendo em vista que esse é uma das principais solicitações que os jovens nos fazem nos processos de escuta que nós fazemos através das conferências, que é justamente essa oportunidade de bolsa, de estágio, de emprego, de ter sua carteira assinada, de ter ao seu recurso para poder comprar o que quer. A plataforma busca inserir os jovens dentro desta plataforma para que ele faça a capacitação e, ao mesmo tempo, concorrer a vagas de emprego”, pontuou o coordenador Estadual da Juventude, Everton Calisto.

Foto: Gabriel Prado/Conecta Piauí
Coordenador Estadual da Juventude, Everton Calisto

“São jovens oriundos da escola pública, então é um incentivo para a contratação de jovens e ao mesmo tempo o lançamento de uma plataforma robusta que se busca conectar o mundo da educação com o mundo do trabalho, o mundo daqueles jovens que querem uma oportunidade com aquelas empresas que estão procurando talento e para isso a plataforma vai servir tanto para esse processo de seleção quanto para esse processo de capacitação desses jovens”, apresentou o governador Rafael Fonteles.

Foto: Gabriel Prado/Conecta Piauí
Governador Rafael Fonteles

Em paralelo, o Governo do Piauí também lança o edital Eixo Primeira Oportunidade, que faz parte do programa Oportunidade Jovem. O objetivo do edital é incentivar a contratação de jovens por meio da intermediação de mão de obra feita pela plataforma. Empresas interessadas em participar do programa também devem realizar a inscrição exclusivamente de forma digital, através do site Piauí Oportunidades.

“O EJA proporciona o conhecimento para aquelas pessoas que passaram um pouco da idade de estar estudando e querem voltar para a escola e terminar o ensino educacional. E eu acredito que ajuda bastante nesse quesito porque a pessoa consegue aprender e se formar. Ela consegue essa formação e acredito que é uma coisa muito boa para as pessoas hoje em dia”, disse a estudante Maria Clara Paixão.

Foto: Gabriel Prado/Conecta Piauí
Estudante Maria Clara Paixão

A ação visa impulsionar o mercado de trabalho, especialmente para jovens em situação de vulnerabilidade, como aqueles que nunca tiveram um vínculo formal de emprego. As iniciativas têm o propósito de promover a inclusão social e a igualdade de oportunidades para todos, visando o desenvolvimento socioeconômico do estado.

“É um programa de oportunidades para a juventude desde a escola, e agora se concretizando com a questão da plataforma, e esse incentivo que o governo estadual dará, são cerca de R$ 2 milhões alocados para o orçamento de 2025, para essa finalidade de apoiar as empresas a contratar jovens vulneráveis que estão em busca do primeiro emprego”, expressou o secretário de Planejamento, Washington Bonfim.

Foto: Gabriel Prado/Conecta Piauí
Secretário de Planejamento, Washington Bonfim

A plataforma e o edital lançados são uma realização do Governo do Estado, com o apoio da Secretaria do Planejamento (Seplan), Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), Investe Piauí, Piauí Instituto de Tecnologia (PIT) e Coordenadoria da Juventude (Cojuv).

Veja o vídeo:

Leia também