Psicanalista teresinense explica ansiedade por trás da música nova de Luiza Sonza

A faixa retrata um momento de angústia em meio a dúvidas e decepções

Com uma série de lançamentos em sua nova era, Luísa Sonza, lançou a música ‘Principalmente Me Sinto Arrasada’ , segundo single do seu último álbum ‘Escândalo Íntimo’ abordando as crises de ansiedade vividas pela artista. A faixa retrata um momento de angústia em meio a dúvidas e decepções. O Conecta Piauí conversou com a psicanalista teresinense Juliana Barros, que falou sobre os sentimentos abordados na faixa.

Foto: Instagram/@luisasonza

Segundo a psicanalista, a música apresenta em três “tempos”, alguns sentimentos e sensações que podem estar presentes em momentos de angústia e ansiedade. Os três tempos são marcados na melodia por instrumentos e ritmos específicos, assim como sons de respiração forçada, choro e riso, o que pode causar gatilho.

“O que chama atenção na música é que a ideia da angústia é mais presente pelo aspecto de ruminação e sentimento de culpa, levando a uma sensação de vazio e sufocamento diante do irremediável da vida. No caso do contexto da música, esse irremediável parece ser um relacionamento com amor, expectativas não correspondidos e sua sensação de não conseguir se livrar do sentimento de angústia, o que pode causar ansiedade”, explica a especialista.

De acordo com a psicanalista, durante o primeiro tempo da faixa, Luísa demonstra uma manifestação de raiva projetando traços de agressividade tanto na letra quando na perfomance durante o videoclipe.

"O primeiro tempo revela uma manifestação de raiva do outro que é introjetada com traços de agressividade, como uma tentativa de reação que logo se frustra, como se não tivesse escapatória de se desvencilhar de algumas sensações e sentimentos. Essas sensações podem levar ao que acontece em alguns casos, a somatização (na música: “cabeça explodindo”, “voz arranhada”, “grito preso”, “náusea”)", detalhou Juliana.

Foto: Instagram/@luisasonza

A especialista explica que o segundo tempo é marcado pela angústia e melancolia, onde costumam estar mais presente os sentimentos de tristeza e, às vezes, de culpa, resignação e contemplação. Ela destaca que, enquanto a ansiedade é marcada por sentimentos de antecipação, a angústia está relacionada a uma nostalgia, que marca um momento de introspecção.

De acordo com a análise, no final da música, trecho mais repercutido pelos fãs, a palavra "será?" e a frase "preste a enlouquecer" representam a ansiedade.

"O terceiro tempo mostra um estado ansioso por representar uma demanda mais externa de se movimentar para mascarar o sofrimento, através de uma reação que muitas vezes é reivindicada por quem está “de fora” e que novamente a pessoa ansiosa tende a introjetar, gerando uma autoagressividade e uma autocobrança. A ansiedade também é marcada pelas perguntas (Será?) e uma antecipação de que está “prestes a enlouquecer” – medo muito comum em pessoas que tem crises de ansiedade", concluiu.

'Principalmente Me Sinto Arrasada' é a segunda faixa do álbum ‘Escândalo Íntimo’, lançado no dia, 28 de agosto, com direito a videoclipe intenso e sombrio onde Luísa Sonza retrata seus sentimentos de angústia e ansiedade. Atualmente, o vídeo possui mais sete milhões de vizualizações no YouTube.

ASSISTA AO CLIPE:

Leia também