Advogada Nathália Quirino explica sobre Nova Lei de Licitações e seus impactos
Ainda segundo a advogada, a nova legislação busca, assim, alinhar os processos licitatórios
O Conecta Piauí recebeu a advogada Nathália Quirino nesta terça-feira (05/12) para explicar os detalhes sobre a Nova Lei de Licitações e seu impacto no fomento à incorporação de novas tecnologias e práticas mais eficientes e transparentes para ajudar a melhorar a qualidade dos serviços ofertados pela administração pública.
Segundo Nathália, é de suma importância orientar e auxiliar os gestores municipais sobre as possibilidades de inovações tecnológicas previstas na nova lei de licitações para a promoção da modernização e a eficiência do processo de contratação pública municipais.
"As tecnologias podem contribuir para melhorar a qualidade dos serviços ofertados pela administração pública, tornando-os mais eficientes, transparentes e acessíveis, bem como induzir a adequação de atividades de controle interno, externo e social das compras públicas. A nova legislação busca, assim, alinhar os processos licitatórios às exigências da era digital, incentivando a adoção de tecnologias que simplifiquem procedimentos, reduzam custos e estimulem a inovação no setor público. A efetiva implementação dessas inovações dependerá da integração de sistemas, capacitação dos envolvidos e monitoramento constante para garantir o cumprimento dos objetivos propostos", disse.
A advogada destacou ainda que o desafio está justamente na implementação efetiva dessas medidas, garantindo a integridade, segurança e eficácia dos processos digitais no âmbito das contratações públicas.
Quando questionada sobre qual metodologia abordar para que haja uma conciliação bem-sucedida entre a Nova Lei de Licitações e as inovações tecnológicas, Nathália Quirino diz ser necessário uma abordagem aberta à mudança, acompanhada de uma estratégia bem planejada e envolvimento contínuo das partes interessadas, uma vez que "Ao adotar tecnologias de forma estratégica e alinhada aos objetivos da legislação, é possível promover uma modernização efetiva nos processos licitatórios, resultando em maior eficiência e transparência" diz.
Com isso, buscando essas oportunidades de melhoria e otimização dos processos de licitação, lançou a Startov Soluções em Tecnologia que traduz a missão de levar soluções que dêm maior celeridade aos trâmites burocráticos, especialmente àqueles que exigem rotinas repetitivas e possibilitem a implantação de fluxos e processos padronizados. Dentre essas políticas está a modernização e desenvolvimento de Soluções Tecnológicas que deem maior celeridade aos processos administrativos, em especial ao Processo de Contratações Públicas, desde o Planejamento, até a Gestão Contratual.