‘Declarações falsas e levianas’, diz Setut em resposta à crítica do vereador Dudu

As críticas de Dudu ocorrem em meio à greve de motoristas e cobradores do transporte coletivo

O Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Teresina (Setut) encaminhou uma nota ao Conecta Piauí na tarde desta terça-feira (13), rebatendo com veemência as declarações do vereador Dudu (PT), que responsabilizou o prefeito Silvio Mendes e defendeu a situação do atual contrato com as operadoras do transporte coletivo da capital. Segundo o parlamentar, a solução para a crise passa pela rescisão do contrato vigente , abertura de nova licitação e implantação de um plano emergencial de operação.

Em resposta, o Setut classificou as declarações do vereador como “falsas e levianas” e afirmou que Dudu “tenta distorcer a realidade do sistema de transporte público municipal com o objetivo único de amealhar ganhos demagógicos e eleitoreiros”.

O sindicato também acusou o vereador de “absoluto desconhecimento técnico” sobre o funcionamento do setor e de desrespeito não só às empresas operadoras, mas também à Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), à Prefeitura de Teresina e ao Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), que, segundo o Setut, realizou auditoria no sistema e atestou a situação financeira das empresas.

Foto: Conecta Piauí
‘Declarações falsas e levianas’, diz Setut em resposta a críticas do vereador Dudu

“Ao disseminar informações inverídicas, o vereador invalida o amplo trabalho técnico realizado pelo TCE, colocando sob suspeição o órgão de controle e demonstrando profundo desrespeito à população de Teresina, na medida em que deixa claro seu objetivo de fomentar o caos”, afirma a nota.

O Setut reafirmou ainda seu “compromisso com a transparência, o diálogo e a responsabilidade na prestação do serviço público”, lamentando o que chamou de “tratamento oportunista e meramente politiqueiro” dado ao tema.

As críticas de Dudu ocorrem em meio à greve de motoristas e cobradores do transporte coletivo, que exigem reajuste salarial de 15%, vale-alimentação de R$ 900 e auxílio-saúde de R$ 150. A paralisação segue sem previsão de encerramento, e a Prefeitura iniciou o cadastramento de veículos particulares para tentar minimizar os impactos da greve.

Leia a nota na íntegra:

NOTA À IMPRENSA

O SETUT – Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Teresina – repudia veementemente as declarações falsas e levianas do vereador Dudu, que, mais uma vez, tenta distorcer a realidade do sistema de transporte público municipal, com o objetivo único de amealhar ganhos demagógicos e eleitoreiros.

O vereador demonstra absoluto desconhecimento técnico sobre o funcionamento do setor e desrespeita não apenas as empresas operadoras, mas também instituições sérias como a Strans, a Prefeitura de Teresina, o próprio SETUT e, principalmente, o Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), que auditou todo o sistema e atestou a realidade financeira enfrentada.

Ao disseminar informações inverídicas, o vereador invalida o amplo trabalho técnico realizado pelo TCE, colocando sob suspeição o órgão de controle e demonstrando profundo desrespeito à população de Teresina, na medida em que deixa claro seu objetivo de fomentar o caos, e não, como caberia à sua função pública, contribuir com soluções efetivas para a melhoria do transporte coletivo.

O SETUT reafirma seu compromisso com a transparência, o diálogo e a responsabilidade na prestação do serviço público, lamentando profundamente que temas tão relevantes sejam tratados de forma oportunista e meramente politiqueira.

Leia também