Dia da Consciência Negra é marcado com resultados positivos no Piauí
O Conecta Piauí conversou com pessoas que vem lutando pelos direitos dos negros
O Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de novembro, foi instituído oficialmente pela Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. A data faz referência à morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares – situado entre os estados de Alagoas e Pernambuco, na Região Nordeste do Brasil.
Em Teresina, uma das comemorações foi realizada durante a abertura da exposição 'Trindade Vive' com mais de 100 fotos da deputada federal, Francisca Trindade, falecida em 2003, no Salão Nobre do Palácio de Karnak.
O Conecta Piauí conversou com pessoas que vem lutando pelos direitos dos negros e que enfrentam o preconceito da sociedade.
Marcos Vinicios, coordenador de Políticas Públicas para as Comunidades Quilombolas do Governo do Estado do Piauí, falou sobre a data, "Não só no novembro negro, mas a Superintendência de Igualdade Racial e povos Originários Quilombolas e de Terreiros, tem buscado a questão da luta antirracista, nós estamos lançando hoje, a campanha antirracista, neste dia estamos felizes, porque inúmeras comunidades quilombolas do Piauí estão celebrando as suas lutas e conquistas", disse.
O cantor e compositor Dimas Bezerra ressaltou a importância da comemoração da data. "Isso tudo começou com a primeira bandeira levantada pela Francisca Trindade, sobre a questão do negro no Brasil. A nossa luta é do dia a dia, os movimentos hoje estão mais integrados e mais conscientes, estamos avançando", disse.
Sônia Terra destacou a evolução referente as conquistas do negro no Piauí. "Tudo isso foi uma caminhada longa. Para nós é importante chegar nas universidades e ver que presença negra está ali,chegar em qualquer lugar e ver o quanto a nossa luta está valendo a pena, contradizendo todo o preconceito com as cotas para negros e negras".