Fiscalizações no trânsito resultam em 695 prisões no Piauí
De janeiro até agora, mês de novembro, as equipes já prenderam 695 pessoas durante blitzen
As operações de fiscalização de trânsito realizadas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Segurança Pública (SSP), já resultaram na prisão de 695 pessoas entre janeiro e o início de novembro deste ano. As ações, que incluem blitzen e operações especializadas, também levaram à recuperação de 115 veículos e 102 celulares roubados, todos devolvidos aos proprietários.
Os principais motivos das prisões estão relacionados a embriaguez ao volante, receptação, porte ilegal de arma de fogo e cumprimento de mandados de prisão.
De acordo com o diretor de Operações de Trânsito da SSP, Fernando Aragão, o trabalho tem refletido diretamente na redução dos índices de acidentes e mortes nas rodovias. “O Piauí registra o terceiro mês consecutivo de queda nas mortes no trânsito, com redução de 11% nos óbitos por colisão com animais, 31,23% nas lesões em comparação a 2024 e 56,25% em relação a 2022”, destacou.
Aragão também ressaltou que o uso de tecnologias como o Lupa Bot, o SPIA e drones tem sido essencial para intensificar as fiscalizações e agilizar as respostas das equipes.
As operações, segundo ele, fazem parte de uma política pública permanente de segurança viária. “Desde a criação da Diretoria de Operações de Trânsito, o governo consolidou uma estratégia voltada para dois grandes eixos: reduzir mortes no trânsito e combater a criminalidade nas vias públicas. O trânsito passou a ser tratado como uma pauta essencial da segurança pública, com planejamento, tecnologia e integração entre as forças”, explicou.