Governador inaugura novo Espaço da Cidadania Digital no Centro de Teresina

Espaço reúne serviços digitais, saúde e identificação em prédio revitalizado no Centro

O governador Rafael Fonteles inaugurou, nesta quarta-feira (30/04), o novo Espaço da Cidadania Digital, na Rua Clodoaldo Freitas, no Centro de Teresina. O investimento do Governo do Estado do Piauí, por meio das Secretarias de Segurança Pública (SSP), Administração (Sead) e Inteligência Artificial (SIA), é de R$ 3.983.289,91. O local reúne serviços de identificação civil, atendimento digital e iniciativas de inovação tecnológica, oferecendo mais eficiência, acessibilidade e conforto à população.

Foto: James Rodrigues / Conecta Piauí
Governador inaugura novo Espaço da Cidadania Digital no Centro de Teresina

O novo espaço reúne o Instituto de Identificação Digital, o Piauí Gov Tech e serviços digitais e de saúde em uma estrutura moderna e acessível de mais de 2.043m², distribuída em três pavimentos e totalmente climatizada. Equipado com tecnologia de ponta, o ambiente visa aprimorar a experiência do cidadão.

O governador Rafael Fonteles ressalta a importância da iniciativa. “Revitalizamos um prédio no Centro da cidade, contribuindo para a recuperação da região. Aqui será o espaço da cidadania digital. Vou assinar um decreto mudando o nome de Instituto de Identificação Digital para Instituto de Cidadania Digital Félix Pacheco. O RG é só o primeiro passo. Cidadania digital é poder acessar direitos pelo celular ou pela internet. E quem não tem acesso em casa poderá resolver suas demandas aqui mesmo, com computador e internet disponíveis”, afirma.

Foto: James Rodrigues / Conecta Piauí
Governador Rafael Fonteles

O secretário de Administração, Samuel Nascimento, explica a proposta do novo espaço. “Aqui a gente está integrando e materializando aquele aplicativo que todo mundo já conhece, o Piauí GovPi Cidadão. Agora ele está presente em um prédio físico, é a cidadania digital para todos conhecerem e utilizarem. Temos uma lan house social, os serviços do Piauí Saúde Digital em um consultório específico e a emissão da Carteira de Identidade Nacional”, destaca.

Foto: James Rodrigues / Conecta Piauí
Secretário de Administração, Samuel Nascimento

O secretário de Comunicação, Marcelo Nolleto, destaca o caráter inclusivo da iniciativa. “Esse espaço é simbólico, mostra que esse governo é acolhedor e não deixa ninguém para trás. É um espaço da cidadania moderno e digital, com ambientes pensados para receber pessoas de todas as regiões do estado. Aqui é possível trabalhar em co-working, imprimir documentos, tirar a identidade digital e até realizar consultas no polo do Saúde Digital. É um espaço adequado para acolher, sobretudo, quem mais precisa”, pontua.

Foto: James Rodrigues / Conecta Piauí
Secretário de Comunicação, Marcelo Noleto

O secretário de Segurança, Chico Lucas, explica a mudança e o novo conceito do espaço. “O antigo Instituto de Identificação, na Praça Saraiva, não oferecia mais condições de salubridade, nem para os usuários, nem para os colaboradores. Viemos para este novo prédio, com um conceito diferente. Aqui não é só para emitir carteira de identidade, mas também para ajudar quem tem dificuldade com tecnologia a acessar as plataformas do governo, como o Gov PI e o Piauí Saúde Digital. Pensamos também em quem não tem conectividade. Por isso escolhemos essa localização, próxima à rodoviária rural, para atender quem mais precisa. Teremos lan house social e, no primeiro andar, o Piauí GovTech funcionando plenamente”, afirma.

Foto: James Rodrigues / Conecta Piauí
Chico Lucas, Secretário de Segurança

O secretário da Sesapi, Antônio Luiz, ressalta os serviços integrados ao novo espaço. “Aqui temos uma sala integrada com o Piauí Saúde Digital, oferecendo consultas em 12 áreas da Saúde. O atendimento começa com o Clínico Geral, em demanda livre. Quando necessário, ele agenda a consulta com o especialista, com data e hora marcadas, sem filas. Além disso, estamos preparando uma estrutura para integrar ao Piauí GovTech, onde vamos trabalhar com a academia, professores, startups e profissionais de tecnologia para desenvolver produtos inovadores na área da Saúde e promover o avanço dos serviços no estado”, explica.

Foto: James Rodrigues / Conecta Piauí
Antônio Luiz, secretário da Sesapi

O presidente da ETIPI, Ellen Gera, destaca os avanços tecnológicos do estado. “O Governo do Piauí tem se destacado com várias soluções de transformação digital em diferentes áreas. Na Saúde, temos o Piauí Saúde Digital. Na Educação, o ensino de Inteligência Artificial e linguagem de programação. Na Administração, plataformas inovadoras para a gestão dos recursos, dos servidores públicos e da máquina administrativa como um todo”, pontua.

Foto: James Rodrigues / Conecta Piauí
Presidente da ETIPI, Ellen Gera

Leia também