Governo do Piauí inicia aulas trilíngues para imigrantes venezuelanos em Teresina

O governador Rafael Fonteles falou da importância do projeto e como o Piauí pode contribuir

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) iniciou, nesta quarta-feira (06/09), as aulas do Projeto de Alfabetização EJA Intercultural Warao, primeira iniciativa no Brasil de atendimento trilíngue aos imigrantes venezuelanos indígenas da etnia Warao. O projeto atenderá 82 venezuelanos com idade de 15 a 70 anos, que vivem desde 2019 em abrigos na cidade de Teresina.

Foto: Stefanny Sales / Conecta Piauí
Projeto de Alfabetização EJA Intercultural Warao

O governador Rafael Fonteles (PT) falou da importância do projeto e como o Piauí pode contribuir para a inserção social. “Fico muito feliz em podermos contribuir, nós que defendemos o estado com a função de reduzir desigualdades. É trabalhar por todos e todas, sem deixar ninguém para trás, aqui é um exemplo claro da atuação do Governo por pessoas que normalmente são excluídas da sociedade”, disse o governador.

Foto: Stefanny Sales / Conecta Piauí
Governador Rafael Fonteles

O projeto de alfabetização trilíngue contempla os idiomas Português, Espanhol e Warao. Nas salas de aulas, além dos professores brasileiros, os estudantes serão acompanhados por 12 educadores sociais Warao, contratados pela Seduc, que atuarão como tradutores e mediadores.

A Secretaria também adaptou o prédio da Unidade Escolar João Emilio Falcão, no bairro Bela Vista, Zona Sul de Teresina, para que a alfabetização dos Waraos seja baseada no princípio da interculturalidade.

Foto: Tiago Moura / Conecta Piauí
Secretário da Educação, Washington Bandeira

Para o secretário da educação, Washington Bandeira, o projeto será muito frutífero para ofertar dignidade, acolhimento, educação integral e a inserção no mundo do trabalho aos povos venezuelanos.

“Esse é um projeto único, inédito e pioneiro no Brasil, reconhecido pela agência da ONU para os refugiados. Estamos reformando mais dois imóveis da nossa Rede para melhor atender a esse objetivo de acolher esse público. Além do abrigo, o estado do Piauí oferecerá uma educação completa, com alfabetização, Educação de Jovens e Adultos e educação técnica. Os educadores foram contratados entre os Waraos, então já se oferta uma oportunidade de trabalho com educação para esses povos. Além disso é um projeto que envolve assistência e acolhimentos para as crianças, filhos dos alunos"

Foto: Stefanny Sales / Conecta Piauí
Projeto de Alfabetização EJA Intercultural Warao

O Projeto de Alfabetização EJA Intercultural Warao tem como foco o acolhimento linguístico dos indígenas e a construção de uma educação popular, baseados nas experiências de vida das pessoas atendidas, como prevê o método de Paulo Freire.

Foto: Stefanny Sales / Conecta Piauí
Projeto de Alfabetização EJA Intercultural Warao

Leia também