Governador inaugura Espaço da Cidadania no Grand Shopping Dirceu
A solenidade de inauguração teve início na manhã desta quinta-feira (19/10)
O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Administração (Sead), inaugurou mais uma unidade do Espaço da Cidadania em Teresina, localizada no Grand Shopping Dirceu, contemplando a zona sudeste da cidade. A solenidade de inauguração que aconteceu na manhã desta quinta-feira (19/10), e contou com a presença do governador Rafael Fonteles.
Ao Conecta Piauí , o Diretor Geral do Instituto de Identificação do Piauí, Marcelo Mascarenha, disse que os novos espaços tem como objetivo de aproximar o instituto da população, em especial da zona Sudeste.
"A determinação de nosso governador Rafael Fonteles e secretário Chico Lucas é que o instituto esteja cada vez mais próximo da população e a abertura desse novo espaço pela Sead, aqui no Grand Dirceu Shopping é muito importante para nós porque a região sudeste é uma região que nós precisamos fortalecer nossa presença. Nós tínhamos um posto no 24º BP mas agora teremos uma equipe maior, com mais equipamentos e preparados para atender a população, prestar um bom e rápido atendimento" disse.
O novo Espaço da Cidadania conta com os serviços de emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), por meio do Instituto de Identificação Digital Félix Pacheco; da Diretoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon); a Agespisa esteve presente prestando serviços como abertura de chamados, solicitação de ligação de água, revisão de conta, parcelamento de faturas e emissão de segunda via.
O Governador do Piauí, Rafael Fonteles, ressalta o destaque do Píauí em relação à descentralização dos serviços públicos e ao fato do estado ser referência na quantidade de emissões de carteiras de identidade digitais.
"O Piauí será o primeiro estado do Brasil a cadastrar toda a população com biometria e com reconhecimento facial, com a nova identidade digital, no padrão nacional. Já somos o estado que mais faz a expedição de carteiras de identidade digitais nesse padrão nacional, mas queremos universalizar, dentro do meu mandato para que tenhamos toda a população registrada, com biometria e portanto acessando os diversos serviços públicos e privados que dependem desse tipo de identificação" afirmou.
Outro órgão público que esteve presente foi o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), oferecendo serviços como emissão de taxas, emplacamento de veículos, consulta de multas e pontuação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), agendamento de exames teóricos e médicos, além da emissão de CNH permanente e segunda via, e também do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV).