Gov.pi Cidadão: veja como obter a 2ª via da CNH de forma simples pelo aplicativo
Documento garante ao cidadão o direito de conduzir legalmente algum veículo
O Governo do Piauí lançou o aplicativo Gov.pi Cidadão no mês de setembro com o propósito de aproximar a população das secretarias do governo, oferecendo mais de 50 serviços públicos de forma on-line. O download do aplicativo é gratuito e ele está disponível na PlayStore, para celulares de sistema operacional Android, e na AppStore, para usuários de iOs. O Conecta Piauí preparou uma série de postagens com alguns dos serviços mais importantes oferecidos pelo aplicativo.
COMO OBTER SEGUNDA VIA DA CNH PELO APLICATIVO
A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é o documento que garante ao cidadão o direito de conduzir legalmente algum veículo. O aplicativo Gov.pi Cidadão permite que o indivíduo faça a solicitação da segunda via definitiva da carteira, da PPD (Permissão para Dirigir) ou da ACC (Autorização para Conduzir Ciclomotores) em casos de perda, roubo, furto, extravio e danificação irreparável. A segunda via possuirá a mesma validade contida no documento original e servirá como uma cópia oficial da habilitação.
Ao fazer o download e o login no aplicativo, o usuário deve clicar em "Acessar Seviço Digital", em seguida clicar em "Iniciar Solicitação" e preencher o formulário que irá aparecer. O formulário possui as seguintes abas: Solicitante, Taxa, Solicitação e Declaração.
- Solicitante: A aba contém os dados pessoais do usuário que está solicitando o serviço com base nos dados que constam no Departamento Estadual de Trânsito (Detran).
- Taxa: O valor do serviço será cobrado nesta aba. Para a obtenção da segunda via, o valor cobrado é de R$ 108,00 e pode ser pago via PIX ou boleto bancário. O pagamento deve ser realizado em até 15 dias, caso contrário, a solicitação será automaticamente cancelada.
- Solicitação: O usuário deve indicar a unidade do Detran que deseja receber o documento quando estiver pronto.
- Declaração: A aba é referente à última etapa da solicitação. Aqui o solicitante deve marcar a delcaração de veracidade e clicar em Finalizar. Após isso, um número de protocolo será disponibilizado para que se possa acompanhar a solicitação. O processo de tiragem da segunda via do documento só será iniciado após o pagamento da taxa. A solicitação pode ser acompanhada pelo aplicativo clicando na opção "Minhas Solicitações", em seguida em "Obtenção de Segunda Via".
Após efetuar o pagamento, acompanhe a solicitação até que o documento esteja pronto e dirija-se à Unidade do Detran indicada no ato do protocolo da solicitação para retirar a segunda via da CNH.