Greve paralisa totalmente os ônibus em Teresina nesta segunda (12), diz Sintetro

Sem avanço nas negociações, trabalhadores decidem parar totalmente a circulação dos ônibus

O transporte público de Teresina está completamente paralisado nesta segunda-feira (12/05), após o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Piauí (Sintetro-PI) confirmar o início da greve da categoria. A paralisação foi decretada após o sindicato não chegar a um acordo com a Prefeitura de Teresina sobre as demandas dos trabalhadores.

Foto: Reprodução/Facebook

Em vídeo publicado nas redes sociais no domingo (11/05), o presidente do Sintetro Piauí, Antônio Cardoso, lamentou a falta de avanços nas negociações. “Infelizmente, na próxima segunda-feira, a greve vai se iniciar. Se iniciaram movimentos na sexta-feira e, infelizmente, não tivemos nenhum resultado positivo. O que a gente esperava era uma proposta concreta para ser discutida com a categoria e, assim, deliberar se manteríamos o estado de greve ou partiríamos para a paralisação”, declarou.

Ainda segundo Cardoso, no sábado (10/05), a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) chegou a pedir uma trégua para tentar intermediar uma solução com os empresários e o Setut (Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina), na tentativa de evitar a greve. No entanto, nenhuma proposta foi formalizada.

Foto: Reprodução/Instagram
Antônio Cardoso - Presidente do SINTETRO PIAUÍ

“Sem proposta, não tem como pedir para o trabalhador ir trabalhar. Todo mundo sabe como funciona a lei de greve aqui em Teresina. A frota deveria operar com 30%, mas o sindicato não tem como obrigar ninguém a sair sem garantia. Quem decide parar é o trabalhador. O papel do sindicato é dar suporte e garantir que tudo ocorra dentro da legalidade”, explicou o presidente.

A paralisação afeta diretamente milhares de usuários que dependem dos ônibus para se deslocar pela capital. Não há previsão de normalização do serviço, e o sindicato informou que continuará mobilizado até que uma proposta concreta seja apresentada.

Confira o vídeo:

Leia também