Isabel Fonteles destaca aumento nas vacinações e atendimentos durante programa
Segundo a coordenadora, foram feitos quase dez mil atendimentos pela Carretinha da Saúde
O governador Rafael Fonteles (PT) e a primeira-dama e coordenadora do Programa Pacto pelas Crianças, Isabel Fonteles, anunciaram, durante solenidade nesta sexta-feira (22), as ações implementadas pelo programa Pacto pelas Crianças do Piauí e fizeram um balanço do que já foi feito ao longo dos oito meses de pacto. De acordo com a coordenadora Isabel, será dado seguimento às ações propostas já este ano, como a construção das brinquedopraças e a reforma do Lar da Criança.
“Vamos dar seguimentos às nossas ações que já foram propostas nesse ano de 2023. A construção das brinquedopraças, a reforma do Lar da Criança, que a entrega está revista para março de 2024, e iremos dar continuidade à ampliação do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa, através da capacitação de professores e gestores escolares”, destacou Isabel Fonteles.
Segundo Isabel, já foram realizados quase dez mil atendimentos pela Carretinha da Saúde. “Todas as nossas ações que já foram propostas pelo Pacto já estão sendo implementadas e executadas em todo o estado. A nossa Carretinha da Saúde já foi feito quase dez mil atendimentos de odontologia, oftalmologia e audiometria em crianças de zero a seis anos e mais de 700 óculos prescritos”, completou.
De acordo com a primeira-dama, o programa Pacto pelas Crianças contribuiu para que o Piauí seja hoje um dos estados que mais vacinou em 2023. A coordenadora destacou que o estado alcançou mais de 84% de cobertura vacinal com a ajuda do programa, o que antes era 70%.
“Antes das crianças serem atendidas na carretinha os seus cartões de vacina eram atualizados para em seguida elas serem atendidas pelo serviço de oftalmologia, odontologia e audiometria. Então, a gente deu essa contribuição importantíssima, além dos outros programas. Programa Saúde em Dia, nós participamos também da adesão do Estado do Piauí à busca ativa vacinal na APPM junto com os prefeitos. E participamos também, junto com o Dr. Helder Gate, da campanha estadual de multivacinação”, detalhou a coordenadora.
Além da reforma e ampliação do Lar da Criança e da regionalização do acolhimento familiar com o projeto Família Acolhedora, há ainda a construção coletiva do Plano Estadual da Primeira Infância. Segundo a primeira-dama, já foram realizados cinco seminários descentralizados da primeira infância em São João, Corrente, Floriano, Bom Jesus e Teresina.
“Ainda tem dois seminários em Picos e Oeiras. Os seminários são importantíssimos. Porque através deles a gente vai poder fazer nosso diagnóstico para poder elaborar o plano estadual da primeira infância", completou a primeira-dama.
Segundo o governador Rafael Fonteles, a política de apoio à primeira infância deve ser prioridade em 2024. "A Isabel, minha esposa, ela tem realmente abraçado essa causa e articulado ações com a Secretaria de Estado e as Secretarias municipais, os prefeitos e prefeitas, pra que a política de apoio, de atenção à primeira infância seja prioridade absoluta porque é o melhor retorno do investimento público é quando você olha para essa fase da vida onde o cérebro está sendo formado.
Na área da educação, 41 prefeituras foram contempladas com a entrega de kits mobília creches, no valor de R$ 200 mil, cada. Além disso, 40 brinquedopraças foram anunciadas para o ano de 2024.
LEIA MAIS EM:
Rafael e Isabel Fonteles anunciam ações implementadas pelo Pacto pelas Crianças
Pacto pelas Crianças anuncia novas ações para primeira infância nesta sexta