Moradores delatam prefeitura no litoral: desativação de chafariz e falta de água

Constatou-se que a denúncia originária da notícia de fato reflete a realidade vivenciada

O Ministério Público do Estado do Piauí (MP-PI), por meio da Promotoria de Justiça de Luís Correia, realizou inspeções nas comunidades Vila Paraíso e Praia Branca, no município de Cajueiro da Praia, litoral do estado. O objetivo da visita foi averiguar denúncias de desativação de chafariz e distribuição irregular de água potável em carros-pipa na região. Dessa forma, foi possível avaliar a situação vivenciada pela população das comunidades.

Foto: MP-PI
Inspeção realizada

Constatou-se que a denúncia originária da notícia de fato reflete a realidade vivenciada pela população da zona rural de Cajueiro da Praia. As 11 localidades e povoados da zona rural, que necessitam de abastecimento de água potável, são atendidos por apenas um carro-pipa do município. Em razão disso, a falta de água potável é uma constante vivenciada pela população da zona rural.

Verificou-se também que inexiste calendário ou periodização de abastecimento de água por carro-pipa pelo município. Apenas quando as famílias informam que as cisternas estão vazias, é que se verifica uma data disponível para que seja feito o abastecimento.

Diante da situação constatada, o Ministério Público vai dar continuidade à apuração da notícia de fato, convertendo em procedimento preparatório e expedindo, de início, recomendação para o Município realizar imediatamente a contratação de mais carros-pipa e estabelecer um calendário periódico de abastecimento de água para toda a zona rural da Cajueiro da Praia.

Estiveram presentes, além do promotor de Justiça Yan Walter Carvalho Cavalcante, a Secretária de Assistência Social Gracilene Fontenele e o Secretário de Obras Valdinei Nascimento, além de moradores das comunidades que relataram ao Promotor as demandas regionais.

Com informações do MP-PI

Leia também