Motoristas de aplicativo e Defesa Civil debatem sobre alagamentos em Teresina

Reunião discutiu parcerias e estratégias para minimizar os impactos das chuvas na capital

Representantes do Sindicato dos Trabalhadores de Transporte de Passageiros e Entregadores por Aplicativo no Piauí (SINTTAPP/PI) e da Defesa Civil do estado se reuniram na tarde desta quinta-feira (09/01) para abordar os desafios enfrentados pelos motoristas de aplicativo durante o período chuvoso em Teresina.

Foto: Conecta Piauí

O encontro destacou os transtornos causados pelos alagamentos nas principais zonas da cidade e buscou identificar soluções estratégicas para mitigar os impactos no tráfego e na segurança da população.

Foto: Conecta Piauí
Werton Costa

Werton Costa, diretor de Prevenção da Defesa Civil do Piauí, ressaltou a importância da parceria com os motoristas de aplicativo.

"Quem mais conhece a cidade hoje é o motorista de aplicativo. Ele conhece a realidade dos alagamentos e das áreas estranguladas pela drenagem deficiente. Queremos fortalecer essa informação e orientar a população a evitar áreas de risco durante os temporais. Sabemos que comunidades como Satélite, Vale do Gavião, Mafrense e Mocambinho, entre outras, ficam intrafegáveis e perigosas rapidamente com as chuvas", explicou.

Foto: Conecta Piauí
Maria do Carmo

Maria do Carmo, presidente do SINTTAPP/PI, destacou os problemas recorrentes enfrentados pela categoria.

"Todos os anos enfrentamos essa questão das chuvas. São bueiros que explodem devido ao acúmulo de sujeira e pressão da água, gerando alagamentos em pontos críticos, como a Pissarreira e áreas das zonas Leste, Norte e Sul. Muitas vezes, somos pegos de surpresa, o que causa transtornos tanto para nós, trabalhadores, quanto para os passageiros e a população em geral", relatou.

Confira a reportagem em vídeo:

Leia também