Mulher denuncia falta de medicamentos em UBS de Lagoa do Piauí

A mulher pontua ainda que alguns de seus exames já sumiram do local

Após a repercussão do vídeo de uma mulher reclamando da falta de medicamentos na UBS da Vila Maria, em Teresina, uma moradora do município de Lagoa do Piauí, aproveitou a publicação para comentar sobre a saúde na cidade que fica a 40 km de Teresina.

No comentário, uma mulher pontua a demora para marcar exames, a falta de medicamentos e alega ainda que seus exames já desapareceram do local.

Confira o comentário na íntegra:

Foto: Divulgação
Mulher denuncia falta de medicamentos em UBS de Lagoa do Piauí

O Conecta Piauí entrou em contato com a secretária municipal de Saúde de Lagoa do Piauí que encaminhou uma nota de esclarecimento. Confira a nota na íntegra:

Sobre os questionamentos recebidos por meio da reportagem do portal Conecta Piauí, a Secretaria Municipal de Saúde de Lagoa do Piauí esclarece que:

1 - Em conformidade com as diretrizes que regulam a atuação do SUS, a Secretaria Municipal de Saúde é a responsavel por promover a Atenção Básica em saúde para a população. Atualmente o municipio recebe o repasse mensal de R$2.020,00 reais do Governo Federal para custear medicamentos, e investe cerca de 30 mil reais em recursos próprios para que a Farmácia Pública sob sua responsabilidade tenha o necessário para atender com o máximo de eficiência às necessidade da população.

2 - No que se refere ao agendamento de consultas e exames, a Secretaria esclarece que integra o sistema de regulação gerido pelo Governo do Piauí, e que para isso mantém uma equipe de profissionais capacitados, que desenvolvem com muita responsabilidade o seu papel, não obstante a morosidade do próprio sistema em apresentar o resultado das solicitações.

3 - Sobre a denúncia de desaparecimento de documentação, a Secretaria informa que os documentos recebidos são devidamente catálogados e armazenados, em conformidade com a responsabilide exigida para o tratamento de dados pessoais dos assistidos pela Rede Pública de saúde, e que só são liberados por solicitação direta dos próprios pacientes, conforme pode ser constado por qualquer cidadão com uma simples visita a sua sede. Além disso, no caso em questão a própria denunciante foi até a Secretaria, procurou o setor responsável e levou a documentação solicitada, conforme o relato de quatro testemunhas que se posicionaram diante da denúncia.

Por fim, a Secretaria Municipal de Saúde de Lagoa do Piauí, por meio da secretária Jeanne Nefertit, comunica que segue de portas abertas para acolher cada cidadão lagopiense, buscando oferecer um atendimento com cada vez mais qualidade,

Atenciosamente,
Jeanne Nefertit
Secretária de Saúde de Lagoa do Piauí

Leia também:
'Greicy, Greicy Dr. Pessoa!', dispara mulher ao reclamar de UBS em Teresina

Leia também