Pacto lançado por Rafael Fonteles pretende diminuir 50% das mortes no trânsito
O plano pactua o trabalho conjunto de diversas secretarias e órgãos para fiscalizar o trânsito
O governo do Piauí lançou, nesta terça-feira (10/10), o Pacto Intersetorial pela Redução de Mortes no Trânsito. A solenidade aconteceu no Palácio do Karnak, e contou com a presença do secretário estadual de Planejamento Washington Bonfim, do presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM) Toninho de Caridade , do governador Rafael Fonteles, além de outras autoridades.
Durante o lançamento foi destacado que várias vidas vem sendo perdidas em acidentes de trânsito.O Piauí apresenta a terceira maior taxa de mortes por acidentes de trânsito do Brasil, com uma média de 26,18 vítimas fatais a cada grupo de 100 mil habitantes. O número está acima da média nacional, que é de 14,98/100 mil.
O governador Rafael Fonteles apontou que o trabalho para a redução da violência no trânsito deve ser feito em consonância com diversos órgãos e entidades para ter um efeito concreto. "Iremos reduzir esses números e através de campanhas e ações, iremos conscientizar a população sobre acidentes, no modo geral, enfatizar como 'violência no trânsito', tendo em vista este alto número de vítimas, que pode ser comparado com crimes", disse.
Rafael Fonteles destacou também o número de acidentes envolvendo motos. "Os acidentes com motocicletas representam 70% dos indicadores. No ano passado, ao todo, foram 869 vidas perdidas, é o terceiro maior índice do país e no caso da motocicleta é o maior do país, quase o dobro da média nacional. Então é algo muito grave, nós precisamos virar essa página, trabalhar forte na educação, na sinalização das vias, na infraestrutura mas especialmente na fiscalização forte na capital e no interior do estado”, disse o governador.
O secretário de segurança pública, Chico Lucas, destacou que as blitz irão continuar, tendo em vista o saldo positivo de veículos recuperados e também o número de imprudentes que são barrados nessas ações. "As pessoas me chamam de Chico Blitz, e podem chamar, pois iremos aumentar o número de ações com blitz em todo o Piauí", disse.
O Pacto para Redução de Mortes no Trânsito irá promover a educação no trânsito, melhoria na infraestrutura viária, além da criação de uma plataforma estadual de informação sobre acidentes para o monitoramento da situação.
A diretora-geral do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PI), Luana Barradas enfatizou os números relacionados a acidentes ocorridos em 2022. "Somente no ano de 2022, o Piauí registrou 869 mortes em acidentes de trânsito, sendo que destas, 591 envolveram motocicletas", disse.
Os números atestam a necessidade da adoção de medidas mais eficientes: só em 2022, o Piauí registrou 869 mortes no trânsito. Destas, 591 foram em acidentes envolvendo motocicletas. O Estado apresenta a maior taxa do Brasil de mortes em acidentes de moto: 68,6%.