Com maior redução do Nordeste, Piauí tem queda de 35% nos casos de feminicídios

Os dados são do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado nesta quinta (20/07)

De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado nessa quinta-feira (20/07) pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o Piauí apresentou uma significativa queda de 35% nos casos de feminicídio registrados em 2022 em comparação com 2021, obtendo o maior índice de redução entre os estados do Nordeste.

No total, foram contabilizados 24 casos de feminicídio durante o ano de 2022 em todo o estado, em contraste com 37 ocorrências do mesmo tipo no ano anterior.

Foto: Divulgação/ Governo do Piauí
Instituto Medicina Legal (IML)

Essa redução do índice superou os estados vizinhos do Nordeste, como o Rio Grande do Norte (-20%), Paraíba (-19%), Pernambuco (-17%) e Ceará (-10%), os únicos que também apresentaram uma diminuição nesse tipo de crime.

Além disso, o Anuário também revelou uma queda de 4,69% no número de mulheres vítimas de homicídio em 2022 no Piauí. E não apenas os casos de feminicídio diminuíram, mas também houve uma redução dos registros de violência doméstica no estado durante o mesmo período.

Ao longo do ano passado, foram registrados 1.243 casos, representando uma diminuição de 32% em relação aos 1.826 casos registrados em 2021. Esses dados refletem um cenário positivo no combate à violência contra as mulheres no Piauí.

VEJA OS DADOS NO ANUÁRIO

Foto: Divulgação/ Fórum Brasileiro de Segurança Pública
Anuário Brasileiro de Segurança Pública

Leia também