Piscicultores do Piauí participam de um dos maiores eventos da América Latina

Piscicultores piauienses têm a oportunidade de participar de palestras, debates e feira do setor

Piscicultores do Território de Cocais, no norte do Piauí, participam do V International Fish Congress & Fish Expo Brasil – IFC 2023, que acontece até esta quinta-feira (21/09), em Foz do Iguaçu (PR). A missão técnica foi viabilizada por meio de parceria entre o Sebrae no Piauí, Câmara Setorial de Piscicultura do Território dos Cocais e Associação dos Criadores de Peixe de Madeiro.

Participam da missão técnica piscicultores de Batalha, Barras, Campo Largo, Esperantina, Luzilândia, Madeiro e Matias Olímpio, municípios que fazem parte do Território de Cocais, região cuja atividade aquícola tem grande relevância econômica.

“Estamos oportunizando a esses empreendedores conhecer as principais novidades e tendências do setor aquícola. O evento é também um momento para troca de experiências com outros profissionais que atuam nessa cadeia produtiva, tanto nacionais como internacionais. Esperamos que os piscicultores voltem com muito conhecimento na bagagem e possam, com práticas inovadoras, expandir a produção e aumentar a competitividade dos empreendimentos aquícolas no mercado”, afirma a gerente da Unidade de Competitividade e Inteligência de Negócios do Sebrae no Piauí, Luana Nogueira.

No evento, os piscicultores piauienses têm a oportunidade de participar de palestras com especialistas de quatro continentes e de painéis e debates com os principais players do setor, além de fazer negócios na feira, que conta com mais de 100 expositores.

“Só temos a agradecer ao Sebrae, que viabilizou a nossa participação nesse grande evento. Aqui temos a oportunidade de fazer negócios e acessar novas tecnologias. Tivemos ainda uma conversa com o ministro da Aquicultura e Pesca, André de Paula, momento em que solicitamos mais apoio para os piscicultores do nosso Estado”, destaca o presidente da Associação dos Criadores de Peixe de Madeiro, Luiz Vicente Filho, mais conhecido como Luiz do Peixe.

Além de adquirir conhecimentos e fazer negócios, o grupo que representa os piscicultores do Piauí está divulgando o potencial da atividade no Estado, abrindo portas para novos investimentos, parcerias e valorização dos produtos locais.

“Fomos convidados para uma entrevista com a Seafood Brasil, uma plataforma de alcance internacional, e participaremos ainda de uma reunião com a secretária do Ministério da Aquicultura e Pesca, Teresa Cristina. Esperamos chamar a atenção dessa pasta para as demandas da piscicultura piauiense”, acrescenta Luiz do Peixe.

A Seafood Brasil é uma plataforma de comunicação destinada a aumentar o consumo e gerar negócios para os atores da cadeia produtiva do pescado.

Leia também