PI: policial se destaca como única mulher apta a ser tripulante de Batalhão Aéreo

Ao Conecta Piauí, Maura Luz contou um pouco de sua experiência em participar do curso

A cabo Maura Isabel de Lima Luz foi destaque como única mulher a participar do IV Curso de Estágio de Operações Aéreas da Polícia Militar do Piauí. A formação, realizada no mês de julho, é uma etapa preparatória para instalação de uma Companhia Aérea no 4° Batalhão da PM em Picos.

Foto: Reprodução
Destaque da mulher na Polícia Militar do Piauí

Ao Conecta Piauí , Maura Luz contou que a experiencia foi única, em ser a única mulher participando do curso.

“Diferente dos outros cursos que eu tinha feito nesse eu era a única mulher participando. Foi uma experiência única pra mim, diferente de tudo o que eu já tinha vivido até aqui. Foram especificamente 18 dias, de muita resiliência, abdicação e companheirismo”, contou.

A policial relatou que é a realização de um sonho e que está na expectativa para que o Batalhão de Operações Aéreas chegue na cidade de Picos.

Foto: Reprodução/Rede Social
Cabo Maura Luz

“Graças a Deus e a todos que de alguma forma acreditou nesse meu sonho e esteve junto comigo venci mais essa etapa me tornando apta a ser uma tripulante operacional pra trabalhar no apoio aéreo. Quando o helicóptero chegar aqui em Picos.

O Batalhão de Operações Aéreas só existe ainda na capital, porém já existe o projeto em andamento pra abrir uma companhia em Picos e outra em Parnaíba.

O IV Curso de Estágio de Operações Aéreas foi realizado nas cidades de Teresina, Beneditinos e Parnaíba e teve sua conclusão em 31 de julho. Ao todo, 34 policiais participaram do curso e 29 concluíram.

Foto: Reprodução TV Cidade Verde
Cabo Maura Luz

PROTAGONISMO E PIONEIRISMO
Natural de Picos, a policial contou que sua trajetória que foi marcada por força e coragem.

“Vim de uma família simples onde as mulheres elas têm medo de acreditar em si e de correr atrás.  Nasci em Picos, minha mãe é dona de casa e meu pai é autônomo. E sempre se esforçaram pra nos dar estudos. A minha família é de uma cultura em que a mulher, geralmente, é dona de casa e desde a minha adolescência eu sempre quis ser independente”, disse.

Antes de entrar na carreira militar, Maura Luz relatou ao Conecta Piau í que não tinha tempo para a filha e tinha muita vontade de passar em um concurso pra ter mais tempo pra ela.

“Foi quando surgiu o concurso da polícia e eu resolvi tentar. Não tinha condições financeiras pra fazer cursinho e nem comprar apostila. Naquela época o acesso à internet ainda era limitado, então com a bagagem que eu já tinha de escolas e de ter estudado pra outros concursos que não foi da área militar mesmo assim eu consegui obter êxito”, disse.

Maura Luz foi nomeada em janeiro de 2013 e em agosto do mesmo ano fez o seu primeiro treinamento especializado, o Curso de Patrulhamento Urbano nível tático no batalhão da RONE.

O pioneirismo tem sido uma marca nos 10 anos de carreira policial de Maura Luz. Em 2018, ela participou de um Curso de Operações com Cães, no Estado da Bahia, ocasião em que foi implantado o Canil na PM de Picos.

Foto: Reprodução/PM-PI
Cabo Maura Luz

‘Fui fazer o Curso de Operações com Cães na Bahia. Um curso bem difícil onde tiveram 60 inscritos e apenas 22 policiais conseguiram se formar, dentre esses, três eram mulheres. Na oportunidade eu ganhei o cão Thor que foi o primeiro cão policial a atuar aqui na cidade de Picos”, contou.

“Em meio a construção do Canil de Picos recebemos a cadela Megan na época ela era filhote e iniciei os treinos dela. Ela foi uma cadela formada 100% no canil do quarto BPM. Então através desse trabalho conseguimos tirar de circulação mais de meia tonelada de drogas nos anos de 2019 e 2020”, completou.

Leia também