Ponte Metálica é reaberta após um mês de interdição
A fase final, marcada para 2026, incluirá a pintura e a iluminação de toda a estrutura metálica
Após um mês de interdição total para obras de manutenção, a Ponte Metálica João Luís Ferreira, que liga Teresina (PI) a Timon (MA), foi reaberta para o tráfego de carros e motos nesta segunda-feira (06/10). A liberação devolve à rotina o principal elo entre as duas cidades, que enfrentaram congestionamentos e longos desvios durante o período de bloqueio.
Segundo o prefeito de Timon, Rafael Brito, ainda estão previstas mais duas etapas de obras para reforçar as fundações da ponte, sem a necessidade de novas interdições. A fase final, marcada para 2026, incluirá a pintura e a iluminação de toda a estrutura metálica.
A intervenção foi motivada por um relatório do Conselho Regional de Arquitetura, que identificou problemas estruturais e recomendou a recuperação da ponte, um patrimônio histórico e uma das principais ligações entre o Piauí e o Maranhão.
Durante o mês de bloqueio, motoristas e moradores que utilizam a via diariamente enfrentaram dificuldades e atrasos. As rotas alternativas registraram congestionamentos, principalmente nos horários de pico, afetando o deslocamento para o trabalho, escolas e comércio.
Com a reabertura, a expectativa é de que o trânsito volte à normalidade nos próximos dias. No entanto, um estudo da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), realizado ainda na gestão do ex-prefeito Firmino Filho, mostrou que entre 6h e 9h mais de 2 mil veículos passam pela ponte no sentido Timon–Teresina. Por isso, nesse horário, o tráfego continuará sendo exclusivo nesse sentido, sendo normalizado após as 9h.
A Strans informou que um novo levantamento será realizado a partir desta semana para avaliar o volume atual de veículos e definir possíveis ajustes no fluxo.
Próximas etapas das obras
O projeto completo de recuperação da Ponte Metálica foi dividido em três fases:
Primeira etapa (2025): reparo no leito ferroviário, dormentes e tablado;
Segunda etapa (2026): reforço estrutural da parte inferior, com recuperação de estacas, blocos de fundação e pilares;
Terceira etapa (em até dois anos): pintura e iluminação completa da estrutura, com nova interdição temporária.
Na semana passada, o Governo do Piauí e a Prefeitura de Timon também discutiram a construção de uma quarta ponte entre os municípios, para desafogar o tráfego e garantir mais segurança e fluidez no deslocamento entre as duas cidades.