Primeiro painel da FACOP 2025 debate os desafios da comunicação no mandato

Especialistas discutem agência, assessor direto e a importância da saúde mental
Redação

A primeira edição da FACOP (Formação de Assessores de Comunicação Política) movimenta Água Branca nesta sexta-feira (21/11), reunindo 150 participantes, entre assessores e secretários municipais de pelo menos 40 municípios piauienses. A iniciativa representa uma verdadeira imersão no universo da comunicação e do marketing político, com a participação de palestrantes do cenário nacional, regional e estadual.

Ao longo do dia, os inscritos participam de uma programação que envolve estudo de casos, tipos de cobertura, criação de vídeos, enfrentamento de situações adversas, enquadramento, produção audiovisual e outros temas essenciais para quem atua no dia a dia da comunicação pública.

A abertura do evento trouxe o painel “Desafios da Comunicação no Mandato”, conduzido pela jornalista Eugênia Reis, do Portal Conecta Piauí, que direcionou o debate para três áreas centrais da rotina dos profissionais: agência de publicidade, assessoria de comunicação direta com o gestor e saúde mental.

Durante sua participação, Eugênia Reis destacou a complexidade do trabalho de comunicação política e explicou por que o painel buscou abordar diferentes perspectivas do setor.

“A comunicação em um mandato político é muito delicada, muito melindrosa. A gente sabe das questões que precisa fazer como ser um bom assessorado, mas também dos desafios do assessor: orientar bem o cliente, mostrar pontos que precisam de cuidado e manter o controle emocional. Pensamos em um painel com a visão de uma agência, que trabalha com vários clientes, e também de um assessor direto, que está no dia a dia com o prefeito ou deputado. O papel desta formação é orientar como trabalhar melhor, atingir resultados mais rápido e posicionar o cliente para o mercado político. E diante de tantos desafios, não podemos deixar de lado a saúde mental, que é fundamental para nós comunicadores, que temos uma rotina corrida, com muita cobrança e adrenalina”, afirma.

A FACOP MAKER 2025 é idealizada por Esdras Gomes, especialista em marketing político. A criação do projeto surgiu da necessidade de qualificar equipes e fortalecer o trabalho de assessoria realizado nos municípios.

A programação segue até as 20h, no auditório da OAB-PI, com painéis, oficinas e palestras práticas voltadas à realidade dos profissionais que atuam em comunicação institucional e política.

Também presente no primeiro painel, a empresária Tamiris Viana explicou como o debate aprofundou a compreensão sobre o papel da comunicação dentro dos mandatos.

“Falamos sobre os desafios do mandato de um gestor, seja vereador ou prefeito, e como a comunicação contribui nesse processo. Discutimos os desafios enfrentados por quem trabalha diariamente conduzindo o mandato, colocando a comunicação como central na divulgação do trabalho e na apresentação da essência dessas pessoas. Também tratamos da saúde mental de quem atua nessa área, que é uma função muito exaustiva, especialmente perto do período eleitoral. Falamos sobre as nuances, as tendências e os movimentos das redes sociais e da produção de conteúdo”,
explica.

A discussão sobre saúde mental dos profissionais chamou atenção do público, principalmente pela intensidade dos períodos pré-eleitorais e pela necessidade de equilíbrio emocional para lidar com demandas, crises e pressões.

O psicólogo José Selírio reforçou a importância de trazer a temática para um evento completamente voltado à comunicação política.

“Trouxemos a importância da saúde mental nesses momentos. Quando tem gente reunida, a psicologia também precisa estar ali para ajudar a gerir emoções, comportamentos e pensamentos, porque tudo isso influencia no desempenho. Se eu não tenho um comportamento funcional, não consigo produzir bem nem entregar qualidade. A presença do psicólogo foi importante para trazer clareza e alertas necessários para quem trabalha diretamente com outras pessoas”,
conclui.

A FACOP segue durante todo o dia, consolidando-se como um espaço de troca, formação e valorização dos profissionais que atuam na linha de frente da comunicação pública e política nos municípios piauienses.

Leia também