Programa 'Avança Alepi' busca implantar protocolo digital e monitoramento por IA
O evento de apresentação das ações estratégicas reuniu diretores, coordenadores e chefes de setores
O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), Severo Eulálio (MDB), lançou nesta sexta-feira (21/03) o programa "Avança Alepi", que tem como foco a modernização e a capacitação dos servidores. O evento de apresentação das ações estratégicas foi fechado e reuniu diretores, coordenadores e chefes de setores.
"O escopo desse programa é uma série de ideias inovadoras para procurar aproximar a população da Assembleia cada vez mais. Existe uma preparação para os desafios do futuro, então nós temos que integrar inovações tecnológicas, aperfeiçoamento dos processos, para que assim a gente possa fortalecer a representatividade do poder legislativo", afirmou o presidente da Alepi.
Entre as medidas do programa estão a implantação do protocolo digital, o monitoramento de câmeras com inteligência artificial (IA) para identificação de pessoas que entram e saem da Assembleia, e a adesão ao Sistema Eletrônico de Informação (SEI), já utilizado por diversas instituições. Também estão previstas a continuação das obras de melhoria da estrutura da Casa, a expansão da TV Assembleia e a interiorização das atividades legislativas.
“Muito avanço para nossa Casa, principalmente, voltado para a população de Teresina, voltado para o Piauí, voltado para os servidores da Casa. O presidente tem essa proposta que é avançar muito”, descreveu o diretor da Alepi, Evandro Hidd.
Outra iniciativa relevante dentro do "Avança Alepi" é a programação comemorativa dos 190 anos da Assembleia, que ocorrerá em maio. O conjunto de ações estabelecidas terá validade para o biênio 2025/2026.