SAF inaugura Quitanda Super para comercializar produtos da agricultura familiar

A Quitanda fica localizada dentro do Carvalho Super, na Avenida Homero Castelo Branco

A Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF) inaugurou, nesta quarta-feira (02/08), a Quitanda Super. A área é destinada a comercialização de produtos da agricultura familiar no supermercado Carvalho Super. Serão comercializados produtos como mel, castanha de caju, doces, rapaduras, azeite e óleo de coco babaçu produzidos por oito cooperativas da agricultura familiar distribuídas no Piauí.

A Quitanda fica localizada na Av. Homero Castelo Branco, 1819, bairro Ininga, na zona Leste de Teresina.

Foto: Stefanny Sales/Conecta Piauí
Quitanda Super

De acordo com o governo, a parceria deve gerar, no primeiro ano, um incremento de R$ 500 mil para a economia do estado, podendo chegar de R$ 2 a 5 milhões já no segundo ano.

Segundo o governador Rafael Fonteles (PT), que esteve presente no evento de inauguração, essa é uma oportunidade para o mercado vender mais.

Foto: Stefanny Sales/Conecta Piauí
Governador Rafael Fonteles (PT)

"O mercado vende mais e consequentemente tem mais chance de melhorar a sua produção e sua produtividade. Claro que nós apoiamos também com tecnologia, com regularização fundiária, com assistência técnica. Mas o passo mais importante, a meu ver, é fazer com que a gente conecte os compradores, que é o próprio mercado local, Teresina, Parnaíba, Picos, Floriano, que consomem esses produtos, passarem a consumir cada vez mais os produtos da agricultura familiar. E as cooperativas são fundamentais porque quando há cooperativa, consegue-se haver uma gestão que melhora o valor agregado desses produtos", disse Fonteles.

No primeiro momento, a Quitanda Super será apenas na unidade da rede que fica na Avenida Homero Castelo Branco. O objetivo é que seja ampliada até o fim do ano para chegar a dez cooperativas fornecendo 60 produtos diferentes. Para 2024, a meta é chegar a 15 lojas do Carvalho Super, com 15 cooperativas disponibilizando 150 diferentes produtos oriundos da agricultura familiar. De acordo com a secretária da Agricultura Familiar, Rejane Tavares, a próxima unidade deve ser em Parnaíba.

Foto: Stefanny Sales/Conecta Piauí
Rajane Tavares, secretária da SAF

"Nós temos uma perspectiva, um acordo dentro do nosso acordo de cooperação com o Carvalho, de termos 15 gôgolas, em 15 lojas. A nossa próxima gôgola será provavelmente em Parnaíba, que é também um outro centro urbano bastante grande, que permitirá o acesso a mais produtos, produtos de outro tipo de produto, como produtos artesanais ligados à moda praia, artesanatos de palha, além dos produtos tradicionais que a gente está trazendo aqui, como mel, como azeite de Babaçu, carne de Babaçu, doces da agricultura familiar, rapadura, que são os produtos que compõe esse cardápio produzido pela agricultura familiar", disse a secretária.

Foto: Stefanny Sales/Conecta Piauí
Quitanda Super

Uma das agricultoras que participa do projeto, Rosildete Paixão, disse que já produz material artesanal há dois anos e que o projeto é algo que ela já esperava há muito tempo.

"A gente aqui fornece copos americanos, aventais, tudo artesanal. Estou já tem uns dois anos produzindo peças artesanais. Essa oportunidade aqui é algo que esperávamos há muito tempo, esperamos com essa feira expandir e vender no Brasil inteiro"

Foto: Stefanny Sales/Conecta Piauí
Quitanda Super
Foto: Stefanny Sales/Conecta Piauí
Quitanda Super

Leia também