Secretaria de Segurança inicia devoluções de celulares roubados e furtados em THE

Para que seus celulares sejam restituídos, veja na matéria os documentos necessários

Foi iniciado na manhã dessa quarta-feira (09/08), a devolução de diversos aparelhos celulares que foram recuperados durante as operações da Secretaria de Segurança Pública do Estado . Essas ações têm como objetivo combater os delitos de furto e roubo de celulares, bem como a prática de receptação.

Neste momento, apenas as pessoas que foram convocadas de acordo com a lista divulgada pela SSP-PI e que estão vinculadas a ocorrências dos meses de janeiro e fevereiro de 2023 devem comparecer para a restituição de seus dispositivos.

Foto: Divulgação/ PC-PI
Devolução de celulares apreendidos pela SSP

Para que seus celulares sejam restituídos, as vítimas devem portar documentos de identificação pessoal, o boletim de ocorrência, a nota fiscal e a embalagem original do aparelho.

O delegado Matheus Zanatta, superintendente de Operações Integradas da SSP/PI, enfatizou que essa iniciativa representa um marco importante para a segurança pública no Piauí. Ele explicou que 290 pessoas foram convocadas para comparecer à sede da SSP-PI com o intuito de reaverem seus celulares recuperados.

“290 pessoas foram notificadas para estarem presentes na sede da SSP-PI e terem seus celulares recuperados. Essa ação é resultado de um trabalho integrado entre as forças de segurança do estado, que estão incansavelmente comprometidas em combater este crime e fazer a população entender sobre os riscos e consequências de qualquer tipo de associação com a compra e venda de celulares roubados e furtados”, assegurou o delegado.

Foto: Divulgação/ PC-PI
Devolução de celulares apreendidos pela SSP

Chico Lucas, Secretário de Segurança, ressaltou que essa ação faz parte de uma estratégia para enfrentar os crimes relacionados a aparelhos roubados. O objetivo é interromper o ciclo do crime, desde o roubo ou furto, até a revenda do dispositivo, envolvendo também os consumidores que adquirem produtos de origem duvidosa.

“Estamos tentar fechar o ciclo da criminalidade e impedir a prática do roubo e/ou furto, da revenda do aparelho, e do consumidor que compra esse produto de origem duvidosa. Ao devolvermos os aparelhos aos verdadeiros proprietários, eles passam a mensagem para outras pessoas e também se tornam agentes dessa transformação tão necessária. Seguiremos fortalecendo esse trabalho e mostrando para a sociedade os resultados positivos e benéficos dessas ações, o que já vêm acontecendo”, assegurou Chico Lucas.

Aqueles que estão com seus nomes listados pela Secretaria de Segurança Pública devem comparecer à sede da SSP-PI com os documentos necessários para a devolução de seus aparelhos celulares.

As iniciativas de combate aos crimes de furto e roubo de celulares, além da prática de receptação no Piauí, estão sendo conduzidas pela Diretoria de Inteligência Estratégica da SSP-PI, em colaboração com a Diretoria de Inteligência da Polícia Civil do Piauí e com o apoio da Superintendência de Operações Integradas (SOI).

Leia também