Sesapi define estratégias de vacinação para 2026 no Piauí
Campanhas contra dengue, Covid-19 e Influenza estão entre as prioridades
RedaçãoA Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) realizou, nesta segunda-feira (2), uma reunião virtual com gestores e técnicos municipais para alinhar as estratégias de vacinação previstas para 2026. O encontro foi conduzido pela Coordenação Estadual de Imunização e teve como objetivo fortalecer o planejamento das ações diante do cenário epidemiológico atual.
Durante a reunião, foram discutidas as campanhas de vacinação contra a Covid-19 Pediátrica, dengue e Influenza, além da apresentação do Novo Painel Estadual de monitoramento do SISAB/Rede Nacional de Dados em Saúde, ferramenta que vai auxiliar no acompanhamento das ações da Atenção Básica nos municípios.
Entre os pontos centrais do planejamento estão a atualização do calendário de imunização 2026, a intensificação da multivacinação e a ampliação da vacinação no ambiente escolar. A estratégia nas escolas será voltada para crianças e adolescentes menores de 15 anos que ainda não completaram o esquema vacinal, com ações previstas para os meses de março, abril e maio.
A campanha de multivacinação terá como foco reforçar a vacinação de rotina e atualizar a caderneta de crianças e adolescentes de até 15 anos. Já a vacinação contra a Influenza também está programada para o período de março a maio, priorizando os grupos definidos pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), com o objetivo de reduzir complicações e mortes causadas pela doença.
Outro destaque foi a apresentação da estratégia nacional de vacinação contra a dengue, que deve ter início ainda neste mês de fevereiro, com a aplicação da vacina Qdenga em adolescentes de 10 a 14 anos. Também foi discutida a vacinação contra a Covid-19 Pediátrica, destinada a crianças e adolescentes de 5 a 11 anos com comorbidades, mediante solicitação ao Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE).