Sesapi orienta municípios sobre aplicação da nova vacina contra a dengue

Sesapi capacita profissionais para uso da vacina do Butantan em adolescentes de 10 a 14 anos
Redação

A Secretaria da Saúde do Piauí (Sesapi), por meio da Coordenação Estadual de Imunizações, realizou nesta terça-feira (2) uma reunião online com coordenadores municipais, profissionais da Atenção Primária, vacinadores e outros trabalhadores da saúde. O encontro teve como foco orientar as equipes sobre o manuseio, a aplicação e o registro da nova vacina de vírus atenuado contra a dengue.

A capacitação também detalhou a aprovação recente do imunizante desenvolvido pelo Instituto Butantan. No fim de novembro, a Anvisa emitiu parecer favorável confirmando a segurança e a eficácia da vacina, que é totalmente produzida no Brasil e protege contra os quatro sorotipos do vírus. Diferente de outras disponíveis no mundo, ela será aplicada em dose única.

Segundo a coordenadora estadual de Imunização, Bárbara Pinheiro, o treinamento reforçou cuidados fundamentais para garantir a qualidade do processo.
“Foram repassadas informações primordiais para a conservação e aplicação da vacina. O aplicador deve armazenar em condições específicas de refrigeração, entre 2°C e 8°C, conforme as normas do PNI. Todas as doses aplicadas devem ser registradas nos sistemas de informação do Ministério da Saúde. A recomendação é que a vacina seja aplicada em adolescentes de 10 a 14 anos”, destacou.

O alerta vem em um momento de atenção no estado. Somente este ano, o Piauí registrou 6.899 casos de dengue, sendo 46 na forma grave, além de 11 mortes confirmadas. A Sesapi reforça que a ampliação da vacinação é uma das estratégias para conter o avanço da doença.

Leia também