Moradores denunciam ameaças e invasão de comunidade tradicional no Piauí

Ação vai fazer a coleta de elementos probatórios destinados a instruir eventual ação civil pública
Redação

A disputa por terras no Sul do Piauí tomou proporções em que a vida de moradores de comunidades tradicionais é colocada em risco. Essa disputa é fomentada especialmente para ampliação de áreas para o agronegócio e não é de hoje que a ação de grileiros afeta o desenvolvimento do estado e a tranquilidade da população.

Na cidade de Gilbués, moradores denunciaram ameaças ambientais e invasões na comunidade tradicional Melancias. Como é possível verificar na imagem abaixo, uma grande área já foi desmatada e apesar de vários órgãos atuarem para proteção da área e moradores, o desmatamento se intensifica.

Foto: Reprodução
Área desmatada na comunidade

Não é de hoje que várias entidades como o Coletivo de Povos e Comunidades Tradicionais do Sul do Piauí, a Comissão Pastoral da Terra e a Rede Social de Justiça e Direitos Humanos denunciam a ação de grileiros que só vêm aumentando em territórios do Cerrado, que incluem diversas comunidades de vários municípios do Sul do Piauí.

A promotoria de justiça de Bom Jesus converteu procedimento preparatório em inquérito civil público para apuração das ameaças ambientais e invasões na comunidade Melancias. Confira a portaria:

Foto: Reprodução
Portaria do MP-PI

Leia também