Blogueiro viraliza ao mostrar 'estoque' de urina e plano de ecovila no Piauí

Andy Corrêa vive em um sítio próximo a Nazária e compartilha vídeos com ideias alternativas

O blogueiro Andy Corrêa (Adubando Sonhos), que acumula mais de 11 mil seguidores em suas redes sociais e centenas de milhares de visualizações e curtidas, viralizou nas redes sociais ao compartilhar vídeos de sua rotina em um sítio localizado nas proximidades de Nazária, no interior do Piauí. Adepto de um estilo de vida alternativo e de forte conexão com a natureza, ele chama atenção por ideias inusitadas, como o uso de urina como fertilizante e a criação de uma comunidade sustentável batizada de Ecovila Adubando Sonhos.

Foto: Reprodução/Tiktok
Andy Correa - Adubando Sonhos

Em um dos vídeos que mais repercutiu, Andy exibe cerca de 140 litros de urina armazenada, que ele chama de “ouro líquido”. Na legenda, ele afirma que o recurso foi amplamente utilizado por civilizações antigas, como o Império Romano e a China, e destaca sua eficácia na agricultura. “Além de ser mais completo em nutrientes que um NPK, é também um repelente contra insetos e animais como cobras e camaleões”, escreveu.

Outros conteúdos publicados pelo blogueiro mostram o avanço da construção de um bunker no local e ressaltam os atributos do sítio, que possui seis represas, um poço tubular e fica a apenas um quilômetro do rio Parnaíba. Andy afirma que a área, apesar de ter apenas cinco hectares, está próxima a 30 km de mata nativa e foi beneficiada recentemente com o asfaltamento da rodovia PI-130. Ele sonha transformar o espaço em uma comunidade ecológica voltada à autossuficiência e à sobrevivência em caso de colapso social.

Foto: Reprodução/Tiktok

“Tem um riacho que não seca, muitos vizinhos que plantam, produção de adubo, e será ainda mais paradisíaco ao se tornar uma comunidade”, publicou. O projeto da Ecovila Adubando Sonhos surgiu, segundo Andy, da vontade de garantir um ambiente saudável e seguro para seu filho autista, Kauan Ângelo Corrêa. “Um refúgio na natureza com alimentação orgânica e preparação para possíveis crises globais, como guerras, desastres climáticos e até conflitos cibernéticos com a inteligência artificial”, explicou.

O blogueiro planeja doar legalmente todo o sítio, incluindo casa, poço, plantações e estrutura, a um grupo de sete a nove famílias que se tornariam membros fundadores da comunidade. Cada família poderá construir sua cabana em lotes definidos, contribuindo com trabalho e investimento financeiro direto na infraestrutura. A primeira contribuição prevista é de R$ 20 mil, a ser usada exclusivamente em melhorias na propriedade. A última vaga, no entanto, será destinada a uma família de baixa renda, preferencialmente com um filho deficiente ou autista, e receberá apoio coletivo dos demais membros para a construção de sua casa.

Foto: Reprodução/Tiktok

Em outra publicação, Andy reforça sua filosofia. “Os animais selvagens não adoecem porque sabem o que comer e vivem em um habitat em equilíbrio. Já os humanos respiram poluição, bebem água contaminada e são amaldiçoados pelo sucesso da evolução”, escreveu. Ele defende o “movimento da des-evolução”, que propõe o retorno às origens e à convivência harmônica com a natureza. “+ Inteligência emocional - I.A.”, conclui, em crítica direta ao avanço tecnológico e à inteligência artificial.

A comunidade ainda está em fase inicial, mas Andy Corrêa já elabora um rascunho do que chama de “Estatuto da Comunidade Eco Vila Adubando Sonhos”, com diretrizes baseadas no princípio de que nada pertence a ninguém, nem mesmo o corpo físico. “Tudo pertence à Mãe Terra Gaia e ao universo para onde retornaremos”, finaliza.

Confira um dos vídeos que viralizaram:

Leia também