Incêndio atinge Corredor Ecológico Serra da Capivara–Confusões há sete dias
Dificuldades de acesso e falta de água dificultam combate, mobilizando mais de 70 brigadistas
RedaçãoUm incêndio de grandes proporções atinge há sete dias o Corredor Ecológico que interliga os Parques Nacionais da Serra da Capivara e Serra das Confusões, em São Raimundo Nonato, no Sul do Piauí. O fogo, iniciado na última quarta-feira (17/09), vem causando sérios danos ao bioma local e mobilizando uma força-tarefa de brigadistas, bombeiros e órgãos ambientais.
Dificuldades no combate
O acesso à região é um dos principais desafios enfrentados pelas equipes, já que muitos pontos só podem ser alcançados por helicóptero. Além disso, a vegetação seca e o excesso de material combustível favorecem a rápida propagação das chamas. A escassez de água no local também dificulta as operações: um tanque abastecido por caminhões-pipa serve de suporte para o helicóptero da Polícia Militar, que realiza o transporte de brigadistas e o lançamento de água sobre os focos.
Mobilização de forças
Na tarde desta terça-feira (23/09), mais de 70 profissionais estavam envolvidos diretamente nas ações de combate, contando com veículos, caminhões-pipa e apoio aéreo. Participam da operação equipes da Prefeitura de São Raimundo Nonato, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA), Uma equipe do Corpo de Bombeiros da CBMEPI, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), brigadas do ICMBio de São Raimundo Nonato, Caracol e Jurema, além da Defesa Civil municipal.
A Prefeitura de São Raimundo Nonato disponibilizou todo o suporte logístico, enquanto o Governo do Estado enviou uma aeronave de apoio. Apesar dos esforços, as autoridades reconhecem as dificuldades na contenção imediata das chamas, devido alguns fatores como o difícil acesso e a falta de água no local.
Declarações
Sandallyê Araújo, coordenador da Semarh, destacou a atuação integrada das equipes.
“O Governo do Estado, por meio da Semarh e do Corpo de Bombeiros, está trabalhando em conjunto com as brigadas do ICMBio de São Raimundo Nonato, Caracol e Jurema, além de equipes de apoio logístico. Uma aeronave da Polícia Militar foi disponibilizada pelo governo do Estado para nos ajudar nesse combate, sob o comando Coronel Gomes e do Capitão Willian Borgea coordenando esta ação aqui no corredor ecológico. É um trabalho intenso, integrado para que possamos debelar de forma mais ágil e segura esse incêndio e tranquilizando a população”, destacou.
A Secretária Municipal de Meio Ambiente de São Raimundo Nonato Ana Carla, reforçou o empenho local.
“Estamos há sete dias nessa luta. Assim que tomamos conhecimento da gravidade, mobilizamos nossa equipe e solicitamos apoio da Semarh, do Corpo de Bombeiros e do Governo do Estado, que prontamente enviaram reforços. O prefeito Rogério Castro está garantindo todo o suporte logístico, e agradecemos também às brigadas do ICMBio de São Raimundo Nonato, Caracol e Jurema e principalmente a equipe do Coronel Gomes e do Capitão Willian. É um esforço coletivo de todos na tentativa de combater o avanço desse incêndio”, disse.
Reportagem de Lucas Parente - Correspondente do Conecta Piauí na região de São Raimundo Nonato