Governo revitaliza Lagoa do Bebedouro e inaugura Green Energy Park em Parnaíba
Em agenda, Fonteles inaugura revitalização da Lagoa do Bebedouro e escritório da Green Energy Park
O Governo do Estado do Piauí realizou, neste sábado (18), uma série de inaugurações em Parnaíba que reforçam o compromisso com o desenvolvimento sustentável, o turismo e a transição energética. O Conecta Piauí acompanhou de perto as duas agendas lideradas pelo governador Rafael Fonteles, que simbolizam o equilíbrio entre preservação ambiental e inovação tecnológica no litoral piauiense.
A primeira solenidade foi marcada pela entrega da urbanização e revitalização do Parque Ambiental Lagoa do Bebedouro, uma obra de R$ 4,9 milhões executada pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh). O investimento, realizado com recursos do Fundo Ambiental do Estado e emenda parlamentar do deputado estadual Dr. Hélio Oliveira, transformou o espaço em um verdadeiro polo de lazer, convivência e turismo.
O projeto contemplou ações de recuperação ambiental das margens da lagoa, combate à degradação do ecossistema aquático e melhoria da qualidade da água, além da implantação de quiosques, academias ao ar livre, playground, quadras poliesportivas, campo society, quadra de beach tennis, estacionamento e píer.
Durante a inauguração, o governador Rafael Fonteles destacou o simbolismo da obra para a cidade.
“Todos conhecem a Lagoa do Portinho e agora a Lagoa do Bebedouro, no coração de Parnaíba, também se transforma num grande cartão-postal, com uma estrutura moderna e feita com o apoio da Prefeitura. É um espaço de convivência, lazer e apreciação da beleza natural, que valoriza o povo parnaibano”, afirmou.
O deputado estadual Hélio Oliveira, autor da emenda que viabilizou os recursos, ressaltou o valor simbólico e afetivo do projeto.
“Eu estou muito feliz, essa lagoa representa muito. Tenho observado nas nossas andanças e acredito que o prefeito também compartilha dessa percepção que é uma obra que veio contemplar o sentimento dos povos da Lagoa”, disse o parlamentar.
O secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Feliphe Araújo, reforçou o caráter sustentável do projeto.
“Conciliamos preservação ambiental, esporte, lazer e turismo. O impacto positivo já é perceptível: comerciantes da área relatam aumento de até dez vezes nas vendas. É um projeto grandioso liderado pelo governador”, destacou.
O evento também contou com a presença do secretário do Turismo, Daniel Oliveira, que destacou a importância da obra no contexto das comemorações do Dia do Piauí.
“A mensagem nossa do Piauí é de fortalecimento da nossa identidade cultural, dos nossos patrimônios, das nossas riquezas, da nossa cultura. Viva o Piauí, viva a nossa identidade, viva o nosso ser piauiense, que é a nossa maior riqueza. Piauí, 19 de outubro, parabéns a todos nós”, disse.
Moradores da região também celebraram a entrega da obra.
“Só tenho que agradecer ao Governo do Piauí pelo trabalho que ele tem feito no nosso bairro. Precisava de um evento desse em São Vicente de Paulo. O bairro fica valorizado!”, afirmou Ronaldo Dênis, morador da área.
Na sequência, o governador participou da inauguração do escritório da multinacional holandesa Green Energy Park (GEP) o primeiro da empresa no Brasil. O evento marcou o início das atividades da companhia no Estado e a construção da usina de produção de hidrogênio verde (H2V) em Parnaíba, com área de 310 hectares, capacidade inicial de 1,8 GW e produção estimada de 2,4 milhões de toneladas por ano.
“Este projeto vai contribuir para descarbonizar a indústria e o planeta, aproveitando o grande potencial natural que temos. É essa união que gera empregos e oportunidades, consolidando uma base econômica forte e sustentável”, declarou Rafael Fonteles.
Durante o evento, também foi assinado um memorando de entendimentos entre as empresas Nebra e Niterra, que viabiliza uma tecnologia inovadora para produção do H2V. O programa de demonstrações permitirá que estudantes, pesquisadores e técnicos participem do processo de aperfeiçoamento da tecnologia até sua aplicação comercial.
O diretor de Projetos da GEP, Dener Miranda, destacou que o novo escritório servirá como base estratégica de operações no Nordeste, consolidando a presença institucional da empresa no Brasil.
Com as duas inaugurações, o Governo do Piauí reafirma sua vocação sustentável e o compromisso de integrar desenvolvimento econômico, inovação e preservação ambiental, fazendo de Parnaíba um ponto de referência para o futuro energético e turístico do Estado.