Nova penitenciária em Buriti dos Lopes reforça sistema prisional com 307 vagas
Governo do Piauí investe em estrutura mais segura e humanizada para o cumprimento de penas
O sistema penitenciário do Piauí ganhou reforço com a inauguração da Penitenciária Bispo Sebastião Alves de Sousa, no município de Buriti dos Lopes. A nova unidade prisional, inaugurada nesta terça-feira (13/05), tem capacidade de abrigar até 307 detentos. A unidade é o primeiro presídio de segurança máxima do Piauí.
O diretor do presídio, Vinícius Rodrigues, explica que o local receberá presos com as maiores penas do sistema prisional do estado. “Teremos presos sentenciados, com o maior número de penas a cumprir. São internos que representam os casos mais complexos do sistema penitenciário piauiense”, afirma.
Ele esclarece que os primeiros detentos devem começar a ser transferidos ainda neste mês de maio. “Hoje temos a inauguração e, ao longo da semana, já começamos a receber os internos. Tudo está sendo coordenado com cautela para garantir segurança e eficiência no processo”, pontua.
O secretário de Justiça do Piauí, Carlos Augusto, ressalta que a nova penitenciária de segurança máxima faz parte de uma agenda estratégica para fortalecer a segurança pública no estado. “Estamos cumprindo uma agenda nacional e também uma diretriz do governador Rafael Fonteles, que é tornar o sistema de segurança do Piauí mais eficiente e seguro, para que a população tenha uma resposta mais avançada no combate à criminalidade”, diz.
O secretário também frisa que a estrutura segue um novo modelo adotado nacionalmente. “O presídio conta com quatro salas de aula, espaço de humanização, enfermaria, consultório médico e sala para advogados. É uma unidade com uma nova roupagem, alinhada às diretrizes do Ministério da Justiça, Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e Secretaria Nacional de Segurança Pública. Essa é uma obra que eleva o patamar da segurança pública no Piauí”, finaliza.
O diretor da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), Abel Barradas, ressalta a importância estratégica da nova penitenciária de segurança máxima no litoral do Piauí. “É uma obra importante, principalmente pela sua localização. O Ministério da Justiça e Segurança Pública está muito atento aos avanços do sistema prisional no estado, que nos últimos dois anos tem apresentado grande evolução na execução de recursos federais e estaduais”, comenta.
Segundo Barradas, a nova unidade se insere em uma política nacional de justiça e segurança. “Essa obra vem para concretizar uma política alinhada ao programa Pena Justa, uma decisão do STF que busca trazer mais humanização e justiça ao sistema prisional, sem abrir mão do enfrentamento às organizações criminosas e do controle das unidades prisionais”, explica.
O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), Severo Eulálio, destaca a importância da nova unidade prisional para o estado. “Os investimentos do governo federal, em parceria com o governo estadual, mostram um trabalho firme na área da segurança pública do Piauí. Esta penitenciária é uma obra de grande porte, equipada com tecnologia e preparada para garantir não só segurança, mas também condições de ressocialização”, diz.