Vereadores e populares comentam polêmico rompimento político em Parnaíba
Vereador Maksuel cobra mais transparência de Francisco Emanuel; David Soares pensa no futuro
O rompimento político entre o prefeito de Parnaíba, Francisco Emanoel (PP), e a deputada estadual Gracinha Mão Santa está dando o que falar no litoral piauiense. O Conecta Piauí ouviu dois vereadores do município, Maksuel Brandão (PODEMOS) e David Soares (PV), além de populares, para saber a visão dos moradores e gestores sobre o assunto que impacta diretamente a cidade de Parnaíba.
Para os moradores da cidade, o conflito político prejudica Parnaíba. "Quem é o prefeito atualmente é Francisco Emanoel e ela (Gracinha Mão Santa) é deputada. Quem tem que administrar Parnaíba é Francisco, somente" , afirma um dos moradores, que não se identificou. Outra moradora da cidade comentou que o possível racha político já era previsto desde a época da campanha. "Todo mundo ficava comentando que ele era o prefeito, mas que quem ia comandar era ela, mas eu não queria que fosse assim. Eu quero que quem mande é ele" , fala.
O assunto também roda entre os parlamentares da Câmara de Vereadores. Apesar de não pertencer ao grupo político da polêmica, o vereador David Soares (PV) destaca que há outros assuntos mais importantes que a briga política. Segundo David, a administração municipal não pode esperar, pois existem setores que necessitam de atenção, como saúde e educação.
"A gente percebe que tudo isso está ficando para trás em razão dessa divergência política. Eu acho que está na hora da gente botar um traço no chão e dizer 'é daqui para trás'. Daqui para frente vamos começar a trabalhar", pontua o vereador.
Maksuel Brandão (PODEMOS), base aliada da ex e atual gestão, afirmou que não encara a situação com surpresa, e que já esperava uma ruptura entre o atual prefeito e a deputada.
"A gente encara esse conflito com tristeza porque quem pode estar pagando o preço é a população de Parnaíba. A gente que faz parte da base do Francisco Emanuel não sabe, na realidade, o que acontece. Apenas ouvimos de algumas pessoas muitos falatórios, mas a gente não sabe o que realmente aconteceu. Mas para mim isso não é novidade. Do meu ponto de vista, acho que a qualquer momento isso iria acontecer", afirma Maksuel.
O vereador ainda cobra transparência do atual prefeito, e que o mesmo preste esclarecimentos para com a base e com toda a população. "O mal do político é gostar de muita mentira e fofoca. A gente tem que ter ao nosso lado pessoas que somem, que falem a verdade, porque às vezes as pessoas preferem ouvir a mentira porque a verdade, ela dói. Espero que agora, assentando toda essa poeira, todos esses problemas, que eu acho que ainda não acabaram, acho que no momento certo ele tem que dar uma explicação para a sociedade, sentar, mostrar, fazer uma coletiva como ele disse que ia fazer. Que ele faça, mas que coloque toda a situação para o município do que realmente aconteceu, porque a população merece saber", conclui.