Marcelo Castro e Júlio César lideram disputa ao Senado no Piauí, diz nova pesquisa
O levantamento foi realizado entre os dias 12 e 15 de outubro pelo Instituto Amostragem
RedaçãoUma nova pesquisa do Instituto Amostragem revela que, se as eleições para o Senado fossem hoje, os aliados do governador Rafael Fonteles e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sairiam vitoriosos no Piauí. O levantamento mostra o senador Marcelo Castro (MDB) e o deputado federal Júlio César (PSD) na liderança, com ampla vantagem sobre os nomes ligados ao ex-presidente Jair Bolsonaro.
De acordo com os dados, em um cenário em que contam com o apoio de Rafael e Lula, Marcelo Castro aparece com 66,09% dos votos válidos, enquanto Júlio César soma 60,55%. No mesmo cenário, o senador Ciro Nogueira (Progressistas), apoiado por Bolsonaro, registra 26,87%, e Tiago Junqueira (PL) aparece com 11,65%.
Quando o nome de Joel Rodrigues (PP) é testado no lugar de Ciro Nogueira, o desempenho dos governistas é ainda mais expressivo: Marcelo Castro chega a 71,07% e Júlio César a 64,05%. Joel Rodrigues, com apoio de Bolsonaro, marca 15,71%, e Tiago Junqueira, também no grupo bolsonarista, atinge 13,10%.
Os números indicam uma tendência de crescimento dos candidatos da base governista e queda no desempenho dos nomes ligados à oposição. A pesquisa considera apenas os votos válidos, excluindo os eleitores indecisos ou que não quiseram responder.
Ficha técnica
O levantamento foi realizado entre os dias 12 e 15 de outubro pelo Instituto Amostragem, a pedido do Grupo Meio Norte de Comunicação. Foram entrevistados 1.137 eleitores com mais de 16 anos em 49 municípios distribuídos pelos 12 Territórios de Desenvolvimento do Piauí. A margem de erro é de 2,85 pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.