Marcelo Castro e Júlio César lideram para o Senado com apoios de Lula e Rafael

O senador Ciro Nogueira (Progressistas), apoiado por Bolsonaro, é o terceiro colocado
Redação

Uma pesquisa recente do Instituto Datamax indica que os aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do governador Rafael Fonteles lideram a preferência do eleitorado piauiense para as duas vagas do Senado Federal nas eleições de 2026. O levantamento mostra vantagem expressiva do senador Marcelo Castro (MDB) e do deputado federal Júlio César (PSD) sobre os nomes apoiados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. As informações são do portal Meio Norte .

No primeiro cenário testado, em que os apoios são apresentados aos entrevistados, Marcelo Castro aparece com 39,83% dos votos válidos, seguido por Júlio César com 29,90%. Do outro lado, o senador Ciro Nogueira (Progressistas), apoiado por Bolsonaro, soma 26,72%, e Tiago Junqueira (PL) registra 3,55%.

Foto: Meio Norte
Marcelo Castro e Júlio César lideram para o Senado com apoios de Rafael e Lula

Em uma segunda simulação, substituindo Ciro Nogueira por Joel Rodrigues (Progressistas) como representante do grupo bolsonarista, o resultado mantém ampla vantagem para os aliados de Lula e Rafael Fonteles. Marcelo Castro alcança 47,83% dos votos válidos, Júlio César aparece com 36,27%, enquanto Joel Rodrigues tem 11,27% e Tiago Junqueira, 4,62%. Os percentuais consideram apenas os votos válidos, conforme o critério adotado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), desconsiderando indecisos e entrevistados que não responderam.

Foto: Meio Norte
Marcelo Castro e Júlio César lideram para o Senado com apoios de Rafael e Lula

A pesquisa foi realizada entre os dias 2 e 5 de setembro, sob encomenda do Sistema Meio Norte de Comunicação. O Datamax entrevistou mil eleitores com 16 anos ou mais em 53 municípios distribuídos pelos 12 Territórios de Desenvolvimento do Piauí. A amostragem levou em conta variáveis como sexo, idade, escolaridade e renda. A margem de erro é de 3,09 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%.

Leia também