Câmara derruba veto do Dr. Pessoa a projeto que diminui sofrimento de crianças

O projeto de lei trata de um aparelho que evita que crianças diabéticas sejam furadas várias vezes

Nesta quarta-feira (21/02), a Câmara Municipal de Teresina (CMT), conseguiu derrubar um veto do prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (Republicanos), a um Projeto de Lei de autoria do presidente estadual do PDT, vereador de Teresina Evandro Hidd, que dispõe sobre o Programa de Proteção à Crianças Diabéticas no âmbito do município da capital. Com isso, será sancionada a Lei que visa reduzir o sofrimento de crianças diabéticas com o monitoramento diário dos níveis de glicemia no sangue.

Hoje, para a  criança ter uma medição de glicose é necessário ter seu dedo furado várias vezes por dia. Segundo o vereador, o equipamento aprovado já fica inserido na pele da criança e evita que ela sofra. O medidor dura cerca de 15 a 20 dias.

Foto: Stefanny Sales/Conecta Piauí
Evandro Hidd

"A gente tem focado muito tanto na área da saúde quanto na área da educação com os projetos que a gente apresenta. Hoje, por exemplo, nós conseguimos derrubar um veto do prefeito Dr. Pessoa a um projeto de nossa autoria. Projeto bastante simples, direto, que visa dar uma garantia maior à população, àquelas famílias que possuem crianças, que tem seus, aquelas mães e pais que tem seus filhos com diabetes. Justamente a medição contínua de glicose naquelas crianças. Com esse equipamento, com esse aparelho que a gente aprovou por lei, que a prefeitura agora deve disponibilizar pra população, ele já fica inserido na pele da criança. Ele já fica em contato direto na pele da criança sem a necessidade daquele furto que você tem diariamente", explicou Evandro Hidd durante entrevista ao Portal Conecta Piauí .

O presidente do PDT disse que tem outros projetos na lista, mas que o prefeito tem vetado diversos projetos de sua autoria.

"Tem vários projetos que estão no prazo pro prefeito sancionar ou vetar. O prefeito gosta de vetar meus projetos", comentou.

Leia também