'Considero um escárnio', diz Fábio Novo sobre aprovação da PEC da Blindagem

Presidente estadual do PT criticou deputados da sigla que votaram a favor
Redação

O presidente estadual do PT no Piauí, deputado Fábio Novo, criticou a postura de parlamentares petistas que votaram a favor da PEC da Blindagem (PEC 3/21), aprovada na Câmara dos Deputados. A proposta prevê que deputados e senadores só poderão ser processados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) com autorização prévia do Congresso.

Foto: James Rodrigues / Conecta Piauí
Deputado Fábio Novo

Em declaração, Novo ressaltou que a orientação nacional do PT foi contrária à PEC e que a legenda foi a maior bancada a votar contra, com 54 votos.

“A orientação do partido foi votar contra essa matéria. É desnecessária, porque nós acabamos de ter um julgamento histórico no Supremo. Isso é uma resposta ao Supremo Tribunal Federal. Eu sou deputado e não quero ser blindado. Considero um escárnio”, afirmou.

O parlamentar disse respeitar a decisão individual dos deputados que apoiaram o texto, mas reforçou que discorda. “Respeito o CPF de quem votou a favor, mas na condição de presidente do partido, discordo. Se eu estivesse lá, não votaria favorável. Votaria contra”, declarou.

Foto: Reprodução/Internet
Câmara aprova PEC da Blindagem e amplia proteção a parlamentares contra o STF

No Piauí, quatro deputados do PT apoiaram a PEC: Dr. Francisco, Flávio Nogueira, Florentino Neto e Merlong Solano. Segundo Fábio Novo, ele vai conversar com a bancada para entender o motivo do posicionamento.

“Nós fomos tomados de surpresa com essa decisão. Agora também não pode se criminalizar apenas quatro deputados do PT. A notícia não é os quatro deputados que votaram, a notícia é que majoritariamente a bancada do PT, 54 deputados, votaram contra essa PEC”, concluiu.

Leia também