'Executaremos quatro vezes mais obras', afirma ministro Rui Costa no Piauí

Ministro disse em entrevista que obras do PAC já estão em andamento

Uma equipe de ministros do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), composta pelo ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias (PT), o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a ministra do Meio Ambiente (PT), Marina Silva (Rede), entre outros, concedeu entrevista coletiva após discurso de Lula no Centro de Convenções, no começo da tarde desta quinta-feira (31/08).

Foto: Stefanny Sales/Conecta Piauí
Ministros Wellington Dias, Rui Costa e Marina Silva, respectivamente

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou que o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) já está em funcionamento, com a retomada de obras que estavam paralisadas e com a aceleração de obras que estavam em andamento no Piauí. Rui Costa exemplificou o funcionamento do PAC com as ações realizadas pelo Ministério dos Transportes.

"As obras que foram iniciadas pelo governo anterior e que estavam basicamente paradas ou andando a passos lentos receberam recursos este ano. O ministro Renan Filho refez contratos, relicitou obras e até o final do ano executaremos quatro vezes mais obras de infraestrutura de transporte do que no ano passado", garante.

O ministro também falou sobre a instalação de câmeras em obras aprovadas pelo PAC e a disponibilização das filmagens das obras 24h por dia na internet. A ação teria como intuito fortalecer a fiscalização por parte dos órgãos de controle como a Controladoria-Geral da União (CGU) e Advocacia-Geral da União (AGU). A disponibilização das filmagens à população também seria implementada, a fim de gerar transparência máxima na realização de todas as obras.

O ministro Wellington Dias (PT) explicou que obras foram retomadas enquanto o PAC era desenvolvido e citou a duplicação da BR-316. "Está pronta e deve ser entregue amanhã, tanto o elevado do Mercado do Peixe quanto a duplicação da rodovia no trecho Teresina-Demerval Lobão. A obra prosseguirá em direção a Monsenhor Gil", afirmou.

Foto: Tânia Araújo/Conecta Piauí
Ministros em coletiva de imprensa

Ao todo, R$ 56,5 bilhões serão investidos no Piauí, através do PAC, em diversas áreas como educação, ciência e tecnologia, saúde, transporte eficiente e sustentável, transição e segurança energética, infraestrutura social, inclusão digital e conectividade e água para todos.

Leia também