Florentino e Dr. Francisco vão levar tratamento oncológico para Floriano
A partir deste ano, o município passa a realizar também o serviço de radioterapia pelo SUS
RedaçãoOs deputados federais Florentino Neto e Francisco Costa, ambos ex-secretários estaduais de Saúde, se juntaram em defesa de um projeto comum: a implantação do serviço oncológico em Floriano. Eles discutiram com presidente da Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas (CMB), Mirocles Veras, e representantes do município, ideias para instalação de uma Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia.
A proposta é levar para a Princesa Sul o mesmo serviço que o deputado Florentino Neto implantou em Parnaíba em 2015, no Hospital Marcos Bastos, para realizar diagnósticos e tratamentos de cânceres através de cirurgias e quimioterapia. A partir deste ano, o município da planície litorânea passa a realizar também o serviço de radioterapia pelo SUS, através de uma luta também do parlamentar, que viabilizou, quando Secretário Estadual de Saúde, a instalação de um equipamento para esse fim.
O suplente de deputado estadual Marcos Vinicius, que é uma das maiores lideranças políticas e do setor de saúde na região de Floriano acompanhou a visita dos deputados em todos os momentos, fornecendo informações e apresentado sugestões importantes para o êxito do plano. O dr. Marcos Vinícius disse “ser esta uma das iniciativas mais importantes e necessárias para fortalecer o SUS na região de Floriano”.
Os deputados visitaram o Hospital João Paulo II para conhecer a estrutura do local e também um terreno para possível construção de um prédio para abrigar os serviços de Oncologia. Em reunião com o prefeito Antônio Reis, que se mostrou favorável a ideia, eles apresentaram todos os passos do cronograma de ações. O projeto já está pronto e foi apresentado às lideranças municipais pelo presidente da CMB, Mirocles Veras.